O presente artigo tem por objetivo analisar a abordagem do sistema cardiovascular nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da BNCC e dos livros didáticos aprovados pelo PNLD para o 5º ano de escolaridade do Ensino Fundamental I. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e quanto aos objetivos exploratória-descritiva. Nos resultados observamos que, apesar da evolução tecnológica da atualidade, o livro didático é o recurso pedagógico mais utilizado nas salas de aulas e que auxilia o professor no processo de ensino aprendizagem, devendo manter a relação dos conhecimentos científicos com as questões sociais de forma clara e reflexiva, levando o aluno a refletir sobre os novos saberes e os conhecimentos prévios. Objetivando verificar como o tema sistema cardiovascular está relacionado a saúde no livro didático para alunos do 5º ano de escolaridade, foram analisados e comparados os livros aprovado pelo Plano Nacional de Livro Didático (PNLD), e verificou-se que a abordagem fisiológica é direcionada a informar ao leitor as partes que compõem o sistema cardiovascular e sua mecânica, mas não fazem correlação com fisiopatologias que podem comprometer a saúde por causa de rotinas alimentares e comportamentos não saudáveis. Comorbidades que afetam o sistema circulatório são apresentadas em outra unidade temática relacionados a nutrição e hábitos alimentares, o que segrega as informações e não auxilia na contextualização cientifica com a vivência do leitor. Conclui-se que, pouco ou nada sobre a interdependência entre educação e saúde são abordadas, embora tenham impacto direto no bem-estar e qualidade de vida das pessoas, pois pessoas com mais conhecimentos sobre hábitos saudáveis e seus efeitos no corpo, tem maior conscientização sobre medidas preventivas e da promoção de estilos de vidas saudáveis.