Neste trabalho, buscou-se discutir os resultados das avaliações internas voltadas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB no município de Rio Largo – AL, realizadas no 1º semestre de 2023. É preciso considerar a avaliação como instrumento de gestão educacional e uma importante ferramenta para a tomada de decisão. Assim, este artigo encarrega-se de apresentar desafios e reflexões tomando como parâmetros os dados dos simulados diagnósticos da Prova Saeb, produzidos a partir do programa municipal Avança Ideb. É importante ressaltar que o Saeb é um sistema de avaliação nacional que, em um de seus parâmetros avaliativos, busca medir o desempenho dos estudantes em habilidades e conhecimentos específicos, estabelecidos por descritores. Isso permite identificar avanços e fragilidades em termos de aprendizado. Os dados são essenciais para orientar a tomada de decisões pedagógicas, identificar áreas que precisam ser reforçadas e direcionar intervenções educacionais adequadas. Dessa forma, os resultados da avaliação diagnóstica podem direcionar a revisão e atualização dos currículos escolares, tornando-os mais alinhados com as necessidades educacionais e sociais. A aplicação desta avaliação diagnóstica de desempenho ocorreu com alunos matriculados na rede municipal de ensino de Rio Largo - AL nas turmas de 5º ano (anos iniciais) e 9º ano (anos finais) do ensino fundamental. A base do simulado são os descritores básicos de Língua Portuguesa e Matemática, específicos da matriz de referência da Prova Saeb. Metodologicamente, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de cunho quali-quantitativa. As discussões realizadas ao logo da pesquisa estão respaldadas nos estudos de Luckesi (2011), Hoffmann (2000) e Dalben (1998). Dentre os principais desafios encontrados a partir do tratamento dos dados, observou-se lacunas de aprendizagem, inclusive nos descritores mais básicos, como aqueles considerados de nível 1, o nível mais básico da referida matriz.