A educação infantil, bem como os demais âmbitos educacionais, são espaços comumente e majoritariamente ocupados por mulheres. Tal afirmação, atrelado as vivências em um campo de estágio na educação infantil, foi a base para o surgimento dessa pesquisa, a qual objetiva discutir sobre a ausência da figura masculina na educação básica no município de Pau dos Ferros – RN, além de debater as razões pelas quais os homens não têm ocupado o espaço da educação infantil, e o que isso nos elucida sobre a visão socialmente construída do que é ser homem, fruto do movimento patriarcal instaurado em nossa sociedade desde os seus primórdios. O que precisa desconstruído para extinguir a forte repressão e resistência dos homens em inserissem no campo educacional no desenvolver das sociedades? Buscaremos promover um debate crítico sobre masculinidades, apresentando dados relevantes obtidos através de um percurso metodológico de revisão de literatura e relato de experiência para investigar a representatividade masculina nos espaços de educação básica do município pesquisado, quais funções os homens ocupam dentro das instituições de ensino e responder à pergunta que embasa a essa discussão: “homens também ensinam?”, com intuito de rompermos com a perspectiva de que apenas mulheres podem exercer a educação-cuidado. Nosso trabalho objetiva investigar a representatividade masculina nos espaços da educação básica, estruturando-se em introduzir a temática, apresentar a metodologia utilizada para sua confecção e discutir os resultados obtidos.