Este estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa ELOS, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo da pesquisa é compreender quais são os indicadores que aferem a qualidade da no Brasil, no contexto das Políticas Públicas. Desenvolveu-se pesquisa de abordagem qualitativa a partir de revisão da literatura e dos documentos oficiais que versam sobre a temática em estudo. O aporte teórico adotado foi: Akkari (2011); Franco, Dal Pai e Bittar (2006); Ball (2006), Morosini (2014); os documentos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (1998); dentre outros. Como resultado constatou-se que: para alcançar os resultados das Políticas Públicas, no que tange à qualidade dos cursos superiores, é preciso articular estratégias que qualifiquem a Educação Superior e promover a equidade de acesso, o sucesso escolar, acessibilidade, pesquisa e extensão com práticas pedagógicas, com olhar específico nos critérios do instrumento de avaliação, entre outros fatores importantes para a formação profissional e cidadã para os egressos dos cursos. Destaca-se que a formação continuada de professores é importante para compreender a demanda instituída nas propostas educacionais. Conclui-se que, só acontece a efetividade do processo se houver a atuação dos gestores das IES, dos órgãos do Ministério da Educação (MEC) e o engajamento dos Organismos Internacionais. A qualidade, que é engajada para a Educação Superior no Brasil, é fruto do contexto da, aferindo a qualidade das IES e dos cursos, e tem sentido, se os gestores reconhecerem a importância de utilizar os indicadores de qualidade como métrica para a qualidade dos cursos superiores. Portanto, defende-se de que que a promoção da qualidade acontece pelo processo de avaliação dos cursos superiores, dentro de outros fins e averiguar como está a qualidade das IES e dos cursos superiores.