Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO-LETRAMENTO COMO ENFRENTAMENTO À DESIGUALDADE SOCIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100120
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7211
    "inscrito_id" => 14698
    "titulo" => "A LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO-LETRAMENTO COMO ENFRENTAMENTO À DESIGUALDADE SOCIAL"
    "resumo" => "O processo de alfabetização-letramento é essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo, sendo assim a leitura é indispensável neste momento. Para isso, é preciso que a leitura seja realizada de forma prazerosa, mas também crítica. A presente pesquisa possui como objetivo geral o seguinte: investigar como ocorre a leitura no processo de alfabetização-letramento do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFPB. Os objetivos específicos são: analisar a mediação do(a) educador(a) no processo de leitura do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFPB; averiguar como a prática de leitura influencia no enfrentamento à desigualdade social. Dessa forma, a pesquisa baseou-se em alguns teóricos, como: Carvalho (2015); Freire (1989); (2019); (2020); Silva (1998); Soares(2009); (2020); entre outros. Em relação à metodologia para a realização do trabalho, foram aplicados questionários semiestruturados, além de observações em sala de aula e notas de campo. Os resultados mostram que a leitura é demasiadamente importante no processo de alfabetização-letramento e, para isso, é preciso que o (a) educando(a) realize tal prática leitora de forma crítica, praticando a suspeita sobre aquilo que é lido, tendo sensibilidade, refletindo acerca do texto que lê, e, acima de tudo, buscando transformar a realidade ao seu redor, pois a sociedade ainda realiza com escassez a leitura crítica do mundo e do texto em si. Logo, a leitura é uma forte prática no enfrentamento às desigualdades sociais existentes no país, e faz-se necessário que ela seja realizada criticamente nos espaços escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14698_TB7211_10122023235836.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTÓRIA BEATRIZ COSTA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA"
    "autor_email" => "vbcp2011@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100120
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7211
    "inscrito_id" => 14698
    "titulo" => "A LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO-LETRAMENTO COMO ENFRENTAMENTO À DESIGUALDADE SOCIAL"
    "resumo" => "O processo de alfabetização-letramento é essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo, sendo assim a leitura é indispensável neste momento. Para isso, é preciso que a leitura seja realizada de forma prazerosa, mas também crítica. A presente pesquisa possui como objetivo geral o seguinte: investigar como ocorre a leitura no processo de alfabetização-letramento do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFPB. Os objetivos específicos são: analisar a mediação do(a) educador(a) no processo de leitura do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFPB; averiguar como a prática de leitura influencia no enfrentamento à desigualdade social. Dessa forma, a pesquisa baseou-se em alguns teóricos, como: Carvalho (2015); Freire (1989); (2019); (2020); Silva (1998); Soares(2009); (2020); entre outros. Em relação à metodologia para a realização do trabalho, foram aplicados questionários semiestruturados, além de observações em sala de aula e notas de campo. Os resultados mostram que a leitura é demasiadamente importante no processo de alfabetização-letramento e, para isso, é preciso que o (a) educando(a) realize tal prática leitora de forma crítica, praticando a suspeita sobre aquilo que é lido, tendo sensibilidade, refletindo acerca do texto que lê, e, acima de tudo, buscando transformar a realidade ao seu redor, pois a sociedade ainda realiza com escassez a leitura crítica do mundo e do texto em si. Logo, a leitura é uma forte prática no enfrentamento às desigualdades sociais existentes no país, e faz-se necessário que ela seja realizada criticamente nos espaços escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14698_TB7211_10122023235836.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTÓRIA BEATRIZ COSTA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA"
    "autor_email" => "vbcp2011@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O processo de alfabetização-letramento é essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo, sendo assim a leitura é indispensável neste momento. Para isso, é preciso que a leitura seja realizada de forma prazerosa, mas também crítica. A presente pesquisa possui como objetivo geral o seguinte: investigar como ocorre a leitura no processo de alfabetização-letramento do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFPB. Os objetivos específicos são: analisar a mediação do(a) educador(a) no processo de leitura do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFPB; averiguar como a prática de leitura influencia no enfrentamento à desigualdade social. Dessa forma, a pesquisa baseou-se em alguns teóricos, como: Carvalho (2015); Freire (1989); (2019); (2020); Silva (1998); Soares(2009); (2020); entre outros. Em relação à metodologia para a realização do trabalho, foram aplicados questionários semiestruturados, além de observações em sala de aula e notas de campo. Os resultados mostram que a leitura é demasiadamente importante no processo de alfabetização-letramento e, para isso, é preciso que o (a) educando(a) realize tal prática leitora de forma crítica, praticando a suspeita sobre aquilo que é lido, tendo sensibilidade, refletindo acerca do texto que lê, e, acima de tudo, buscando transformar a realidade ao seu redor, pois a sociedade ainda realiza com escassez a leitura crítica do mundo e do texto em si. Logo, a leitura é uma forte prática no enfrentamento às desigualdades sociais existentes no país, e faz-se necessário que ela seja realizada criticamente nos espaços escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.