O processo de alfabetização-letramento é essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo, sendo assim a leitura é indispensável neste momento. Para isso, é preciso que a leitura seja realizada de forma prazerosa, mas também crítica. A presente pesquisa possui como objetivo geral o seguinte: investigar como ocorre a leitura no processo de alfabetização-letramento do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFPB. Os objetivos específicos são: analisar a mediação do(a) educador(a) no processo de leitura do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFPB; averiguar como a prática de leitura influencia no enfrentamento à desigualdade social. Dessa forma, a pesquisa baseou-se em alguns teóricos, como: Carvalho (2015); Freire (1989); (2019); (2020); Silva (1998); Soares(2009); (2020); entre outros. Em relação à metodologia para a realização do trabalho, foram aplicados questionários semiestruturados, além de observações em sala de aula e notas de campo. Os resultados mostram que a leitura é demasiadamente importante no processo de alfabetização-letramento e, para isso, é preciso que o (a) educando(a) realize tal prática leitora de forma crítica, praticando a suspeita sobre aquilo que é lido, tendo sensibilidade, refletindo acerca do texto que lê, e, acima de tudo, buscando transformar a realidade ao seu redor, pois a sociedade ainda realiza com escassez a leitura crítica do mundo e do texto em si. Logo, a leitura é uma forte prática no enfrentamento às desigualdades sociais existentes no país, e faz-se necessário que ela seja realizada criticamente nos espaços escolares.