O uso das Metodologias Ativas no Ensino Superior caracteriza-se como uma abordagem diferenciada e complementar ao processo de ensino e aprendizagem, pois estimula o engajamento dos discentes e docentes e proporciona uma aprendizagem mais significativa aos estudantes. Nesse contexto, a teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Howard Gardner, oferece uma visão ampla das habilidades humanas, reconhecendo que existem diferentes formas de inteligência e que todos os indivíduos possuem o seu ritmo no processo de aprendizagem, bem como diferentes potencialidades que devem ser exploradas e estimuladas. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo central apresentar uma experiência de júri simulado, realizada em um curso de formação de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), integrando as Metodologias Ativas e a teoria das Inteligências Múltiplas. O júri simulado consistiu em uma atividade prática em que os alunos foram divididos em grupos, representando diferentes papéis em um julgamento fictício. Cada grupo teve a oportunidade de desenvolver habilidades específicas, relacionadas às diferentes inteligências propostas por Gardner, como a inteligência linguística, lógicomatemática, espacial, interpessoal e intrapessoal. Durante a atividade, os estudantes foram desafiados a aplicar conhecimentos teóricos, realizar pesquisas, argumentar e debater, desenvolvendo habilidades cognitivas, socioemocionais e práticas. Essa abordagem permitiu uma participação ativa dos alunos, incentivando o trabalho em equipe, a reflexão crítica e a autonomia. Os resultados obtidos indicaram que a combinação das Metodologias Ativas e da teoria das Inteligências Múltiplas proporcionou debates e reflexões acerca da necessidade de se explorar as diferentes formas de inteligência dos estudantes, durante o seu processo de formação no Ensino Superior, bem como a necessidade de se fomentar e se oferecer oportunidades para o desenvolvimento pleno desses futuros professores no ambiente universitário.