O presente trabalho avalia a proficiência em matemática de 189 (cento e oitenta e nove) alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de duas Escolas Públicas de Referência Estaduais no Município de Abreu e lima – PE. São escolas com jornada diária estendida, de 35 (trinta e cinco) horas semanais, e que seus alunos tiveram uma parte significativa do Ensino Fundamental vivenciado na modalidade remota, híbrida ou semipresencial, devido à Pandemia de CIVID-19. De posse de dados de uma avaliação diagnóstica promovida pelo Projeto Reconquista da Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco e composta por 10 (dez) questões de múltipla escolha, com enunciados e gráficos relativamente simples, aplicada no dia 04 de agosto de 2023, analisou-se o entendimento do alunado sobre os principais descritores de matemática e, também, o quanto isso foi influenciado pela precariedade do ensino durante o período pandêmico nas séries que dariam a fundamentação teórica necessária para a uma compreensão robusta dos conteúdos referente à série em questão. Com um aproveitamento médio de 25,66% e tendo apenas um dos descritores a cima de 50%, despertou-se o alerta da necessidade de ações urgentes para tentar reverter esse aspecto negativo e de traçar estratégias caso exista a necessidade de um acompanhamento estudantil diferenciado ao longo de seu Ensino Médio.