As relações entre os humanos e a herpetofauna (anfíbios e répteis) são conflitantes, na maioria das vezes, devido à falta de conhecimento a respeito da biologia desses animais, o que pode contribuir para um declínio populacional de muitas espécies. Sendo assim, estudos de percepção ambiental destacam-se como importante estratégia para conhecer a relação entre o ser humano e a natureza e, assim, promover ações de educação ambiental. Este trabalho objetivou analisar a percepção ambiental de 62 alunos de duas turmas do 7° e 8° ano do ensino fundamental II de uma escola pública do município de Campina Grande-PB sobre a herpetofauna (anfíbios e répteis) por meio da aplicação de um questionário semiestruturado. Além disso, buscou promover a sensibilização dos estudantes por meio de uma palestra a respeito da necessidade da conservação das espécies na natureza e de sua importância ecológica e econômica, bem como da caracterização de alguns animais e da desmistificação de concepções prévias trazidas pelos estudantes. Os resultados mostraram que 80,6% dos estudantes responderam que sabiam o que eram animais peçonhentos e citaram as serpentes, escorpiões e lacraias. A maioria (64%) conhece alguma história a respeito desses animais, que em 46,2% dos casos foi repassada por alguém da família. Grande parte (46,8%) demonstrou sentir medo/aversão pelas serpentes e 58,1% acreditam que as serpentes correm risco de extinção, entretanto, apenas 27,4% dos respondentes demonstraram atitude positiva em relação a elas, quando afirmaram que num encontro com esse animal, o deixariam seguir adiante. Diante disso, percebe-se que existe uma deficiência no ensino da herpetofauna no ambiente escolar, que necessita ir além da abordagem de aspectos meramente morfológicos e fisiológicos, sendo de extrema importância uma educação ambiental que promova percepções e atitudes mais positivas em prol desses animais.