O presente trabalho trata-se de uma análise do livro didático do ensino fundamental do 6° ano, com base na obra de Pontuschka: Para ensinar e Aprender Geografia. Por meio dos critérios de avaliação do livro didático, pode-se ter diversos resultados tais como saber se a capa se encontra adaptada, quem são os autores do livro, a que público se destina, como se dá a apresentação do livro, se o mesmo apresenta índice e uma boa estrutura. Além disso, pode-se verificar mais resultados como saber sobre a diagramação, se possui imagens, gráficos, mapas que ajude a melhor compreensão dos assuntos; se há uma boa proposta teórica-metodológica, se tem uma linguagem direta ao público destinado, se há atividades, como também fazer a verificação da referência bibliográfica ali presente. Sendo o livro didático um instrumento de grande importância para o ensino, que ajuda a facilitar no processo de ensino e aprendizagem, como também no desenvolvimento do aluno. Essa análise se faz muito necessária, pois não trata-se de apenas uma vistoria do livro didático mas também de um norte para a minha formação enquanto docente, que contribui assim nas estratégias que podem ser utilizadas no ensino de geografia.