O presente artigo busca analisar e refletir como a solução/resolução de problemas a partir de um olhar teórico-prático deve fazer parte do conjunto de habilidades e estratégias desenvolvidos pelo docente para a assimilação de conteúdos no discente, caracterizando nos mesmos a capacidade e competências que vai desde a leitura até a compreensão do próprio problema. Algumas implicações nos guiarão pelo presente artigo como definições como o que seria um problema, se existem diferentes tipos de problema, como podemos ou se existe um possível seguimento descritivo do qual podemos usar para realizar a solução/resolução de problemas e se isso implicaria em uma melhor aprendizagem em sala de aula. Lecionar sobre solucionar problemas está relacionado não apenas ao desenvolvimento de tais conhecimentos e subterfúgios, como também ao estímulo a hábitos para atingir metas, estes que conduzirão a objetivos para um melhor aprimoramento da compreensão. A abordagem feita a qualquer problema sujeita-se às fases do conhecimento do discente, por isso é necessário a formação de conceitos e a compreensão deste que está intrinsicamente ligado a um letramento matemático e a uma aprendizagem prévia desenvolvida paulatinamente em sala de aula. O uso da solução/resolução de problemas deve levar em conta não só a formação de conceitos mais a mobilização deles conforme será aplicado evitando uma limitação na aprendizagem, alinhando assim noções matemáticas sistemáticas/procedimentais como também conceituais.