Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E AÇÃO LÚDICO-PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DE UM GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE REBOUÇAS DE CAMPINA GRANDE (PB)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96927
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3021
    "inscrito_id" => 2094
    "titulo" => "LEITURA E AÇÃO LÚDICO-PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DE UM GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE REBOUÇAS DE CAMPINA GRANDE (PB)"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma pesquisa empírica partindo dos seguintes questionamentos: como a participação no Grupo de estudo e pesquisa voltado para alfabetização e letramento, numa perspectiva lúdica, pode contribuir para a construção de práticas pedagógicas de alunas do curso de pedagogia e como essa prática pode contribuir para o incentivo à leitura, o convívio com a arte, a ludicidade e a criatividade ao público beneficiário? Para responder a estes questionamentos tomamos como objetivo geral: ampliar as práticas pedagógicas das alunas do curso de pedagogia que fazem parte de um GEP – Grupo de Estudo e Pesquisa, intitulado “A importância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental”. Como objetivos específicos elencamos: proporcionar a democratização do acesso ao livro e à informação, com atividades que apoiem práticas de incentivo à leitura para crianças que participam do projeto social de atendimento odontológico da Faculdade Rebouças; contribuir para o desenvolvimento profissional de futuras pedagogas numa perspectiva de incentivar praticas pedagógicas alfabetizadoras mediadas pela ludicidade, a arte e a criatividade. Assim, a importância dessa pesquisa se justifica pela tentativa de contribuir para a formação das futuras pedagogas, preparando-as para o exercício da docência, envolvendo um processo relacional e ativo, efetivado por uma instituição formadora e mediado pelos formadores no contexto de um GEP. Metodologicamente as alunas puderem imergir em estudos de autores como Ferreiro (2000; 1999; 1991); Soares (2017; 2016; 2014; 2012; 2004; 2003); Vigotsky (1994); Kishimoto (2012; 2011); Piaget (2011; 2005; 1999); Santos (2010); Friedmann (1996; 1992); Luckesi (2005); Lima (2020); Cortes (2006), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, participante, onde as alunas do GET, além dos estudos bibliográficos, ocorrem momentos de leitura e contação de histórias para crianças de um projeto social da Faculdade Rebouças de Campina Grande."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2094_TB3021_28082023201715.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA CÂMARA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "EDNA"
    "autor_email" => "edna_9909@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96927
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3021
    "inscrito_id" => 2094
    "titulo" => "LEITURA E AÇÃO LÚDICO-PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DE UM GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE REBOUÇAS DE CAMPINA GRANDE (PB)"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma pesquisa empírica partindo dos seguintes questionamentos: como a participação no Grupo de estudo e pesquisa voltado para alfabetização e letramento, numa perspectiva lúdica, pode contribuir para a construção de práticas pedagógicas de alunas do curso de pedagogia e como essa prática pode contribuir para o incentivo à leitura, o convívio com a arte, a ludicidade e a criatividade ao público beneficiário? Para responder a estes questionamentos tomamos como objetivo geral: ampliar as práticas pedagógicas das alunas do curso de pedagogia que fazem parte de um GEP – Grupo de Estudo e Pesquisa, intitulado “A importância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental”. Como objetivos específicos elencamos: proporcionar a democratização do acesso ao livro e à informação, com atividades que apoiem práticas de incentivo à leitura para crianças que participam do projeto social de atendimento odontológico da Faculdade Rebouças; contribuir para o desenvolvimento profissional de futuras pedagogas numa perspectiva de incentivar praticas pedagógicas alfabetizadoras mediadas pela ludicidade, a arte e a criatividade. Assim, a importância dessa pesquisa se justifica pela tentativa de contribuir para a formação das futuras pedagogas, preparando-as para o exercício da docência, envolvendo um processo relacional e ativo, efetivado por uma instituição formadora e mediado pelos formadores no contexto de um GEP. Metodologicamente as alunas puderem imergir em estudos de autores como Ferreiro (2000; 1999; 1991); Soares (2017; 2016; 2014; 2012; 2004; 2003); Vigotsky (1994); Kishimoto (2012; 2011); Piaget (2011; 2005; 1999); Santos (2010); Friedmann (1996; 1992); Luckesi (2005); Lima (2020); Cortes (2006), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, participante, onde as alunas do GET, além dos estudos bibliográficos, ocorrem momentos de leitura e contação de histórias para crianças de um projeto social da Faculdade Rebouças de Campina Grande."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2094_TB3021_28082023201715.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA CÂMARA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "EDNA"
    "autor_email" => "edna_9909@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa empírica partindo dos seguintes questionamentos: como a participação no Grupo de estudo e pesquisa voltado para alfabetização e letramento, numa perspectiva lúdica, pode contribuir para a construção de práticas pedagógicas de alunas do curso de pedagogia e como essa prática pode contribuir para o incentivo à leitura, o convívio com a arte, a ludicidade e a criatividade ao público beneficiário? Para responder a estes questionamentos tomamos como objetivo geral: ampliar as práticas pedagógicas das alunas do curso de pedagogia que fazem parte de um GEP – Grupo de Estudo e Pesquisa, intitulado “A importância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental”. Como objetivos específicos elencamos: proporcionar a democratização do acesso ao livro e à informação, com atividades que apoiem práticas de incentivo à leitura para crianças que participam do projeto social de atendimento odontológico da Faculdade Rebouças; contribuir para o desenvolvimento profissional de futuras pedagogas numa perspectiva de incentivar praticas pedagógicas alfabetizadoras mediadas pela ludicidade, a arte e a criatividade. Assim, a importância dessa pesquisa se justifica pela tentativa de contribuir para a formação das futuras pedagogas, preparando-as para o exercício da docência, envolvendo um processo relacional e ativo, efetivado por uma instituição formadora e mediado pelos formadores no contexto de um GEP. Metodologicamente as alunas puderem imergir em estudos de autores como Ferreiro (2000; 1999; 1991); Soares (2017; 2016; 2014; 2012; 2004; 2003); Vigotsky (1994); Kishimoto (2012; 2011); Piaget (2011; 2005; 1999); Santos (2010); Friedmann (1996; 1992); Luckesi (2005); Lima (2020); Cortes (2006), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, participante, onde as alunas do GET, além dos estudos bibliográficos, ocorrem momentos de leitura e contação de histórias para crianças de um projeto social da Faculdade Rebouças de Campina Grande.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.