O presente trabalho apresenta uma pesquisa empírica partindo dos seguintes questionamentos: como a participação no Grupo de estudo e pesquisa voltado para alfabetização e letramento, numa perspectiva lúdica, pode contribuir para a construção de práticas pedagógicas de alunas do curso de pedagogia e como essa prática pode contribuir para o incentivo à leitura, o convívio com a arte, a ludicidade e a criatividade ao público beneficiário? Para responder a estes questionamentos tomamos como objetivo geral: ampliar as práticas pedagógicas das alunas do curso de pedagogia que fazem parte de um GEP – Grupo de Estudo e Pesquisa, intitulado “A importância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental”. Como objetivos específicos elencamos: proporcionar a democratização do acesso ao livro e à informação, com atividades que apoiem práticas de incentivo à leitura para crianças que participam do projeto social de atendimento odontológico da Faculdade Rebouças; contribuir para o desenvolvimento profissional de futuras pedagogas numa perspectiva de incentivar praticas pedagógicas alfabetizadoras mediadas pela ludicidade, a arte e a criatividade. Assim, a importância dessa pesquisa se justifica pela tentativa de contribuir para a formação das futuras pedagogas, preparando-as para o exercício da docência, envolvendo um processo relacional e ativo, efetivado por uma instituição formadora e mediado pelos formadores no contexto de um GEP. Metodologicamente as alunas puderem imergir em estudos de autores como Ferreiro (2000; 1999; 1991); Soares (2017; 2016; 2014; 2012; 2004; 2003); Vigotsky (1994); Kishimoto (2012; 2011); Piaget (2011; 2005; 1999); Santos (2010); Friedmann (1996; 1992); Luckesi (2005); Lima (2020); Cortes (2006), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, participante, onde as alunas do GET, além dos estudos bibliográficos, ocorrem momentos de leitura e contação de histórias para crianças de um projeto social da Faculdade Rebouças de Campina Grande.