A presente pesquisa tem o objetivo analisar a influência da educação financeira dentro da rotina de alunos do ensino médio. É importante salientar que o conhecimento financeiro pessoal, tende a impactar num processo que resulta em uma gestão financeira estruturada vindo a beneficiar a vida adulta desses jovens no futuro. Diante desse contexto, entende-se que a educação financeira promove uma inserção de conhecimento nas pessoas, onde elas compreendem a importância de um planejamento que levanta as questões econômicas, atribuindo-lhe o controle nas suas tomadas de decisões. Assim sendo, a presente pesquisa propõe apresentar uma metodologia que se caracteriza como descritiva e exploratória, ou seja, como investigativa partindo da utilização de métodos qualitativos e quantitativos para formular a avaliação de como o assunto é tratado no âmbito escolar. Ressalta-se que o instrumento de coleta de dados do questionário foi desenvolvido no “Google Forms” e enviado para alunos das turmas da Escola de Referência do Ensino Médio do Município de Jurema/PE, a escola da rede pública estadual Padre Antônio Barbosa Júnior, que atende estudantes que residem no centro urbano, assim como os que residem na zona rural do município. Por fim, o artigo propõe apresentar os impactos da educação financeira, por diferentes óticas, nas tomadas de decisão dos estudantes do ensino médio.