MAPAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95976 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1740 "inscrito_id" => 13108 "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS" "resumo" => "RESUMO Os mapas conceituais são ferramentas gráficas que auxiliam na organização e apresentação do conhecimento. Surgiram no contexto da investigação do conhecimento prévio de estudantes sobre conceitos científicos e hoje são aplicados nos mais diferentes setores da sociedade. Todavia, no contexto educacional brasileiro, sobretudo nos cursos de formação docente (inicial e continuada), o potencial didático-pedagógico desta ferramenta ainda é pouco conhecido e explorado. Desse modo, foi desenvolvido um produto educacional em nível de mestrado profissional almejando melhor explorar o potencial didático-pedagógico dos mapas conceituais no contexto da formação docente, principalmente enquanto instrumentos complementares de avaliação nas práticas educacionais. Assim, foram desenvolvidas oficinas de curta duração e aplicadas em diferentes contextos formativos, resultando em um produto educacional estruturado em seis etapas e com carga horária total de 20 horas. Dentre os principais resultados obtidos, destacam-se: de fato, há um lapso na formação dos professores participantes no que diz respeito aos mapas conceituais e a sua utilização em sala de aula, em especial entre aqueles em formação continuada; foi possível o desenvolvimento e a aplicação de seis ações formativas de curta duração para docentes de diferentes áreas; em linhas gerais, observou-se que os docentes concluintes das oficinas apresentaram um salto qualitativo no desenvolvimento dos mapas conceituais; há uma urgente necessidade de adaptação e aplicação da oficina sob uma perspectiva inclusiva, particularmente para o público com deficiência auditiva; desenvolvimento de um produto educacional intitulado “Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13108_TB1740_03102023125635.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINNA RIBEIRO DANTAS" "autor_nome_curto" => "Karinna Ribeiro" "autor_email" => "kkrdantas10@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95976 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1740 "inscrito_id" => 13108 "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS" "resumo" => "RESUMO Os mapas conceituais são ferramentas gráficas que auxiliam na organização e apresentação do conhecimento. Surgiram no contexto da investigação do conhecimento prévio de estudantes sobre conceitos científicos e hoje são aplicados nos mais diferentes setores da sociedade. Todavia, no contexto educacional brasileiro, sobretudo nos cursos de formação docente (inicial e continuada), o potencial didático-pedagógico desta ferramenta ainda é pouco conhecido e explorado. Desse modo, foi desenvolvido um produto educacional em nível de mestrado profissional almejando melhor explorar o potencial didático-pedagógico dos mapas conceituais no contexto da formação docente, principalmente enquanto instrumentos complementares de avaliação nas práticas educacionais. Assim, foram desenvolvidas oficinas de curta duração e aplicadas em diferentes contextos formativos, resultando em um produto educacional estruturado em seis etapas e com carga horária total de 20 horas. Dentre os principais resultados obtidos, destacam-se: de fato, há um lapso na formação dos professores participantes no que diz respeito aos mapas conceituais e a sua utilização em sala de aula, em especial entre aqueles em formação continuada; foi possível o desenvolvimento e a aplicação de seis ações formativas de curta duração para docentes de diferentes áreas; em linhas gerais, observou-se que os docentes concluintes das oficinas apresentaram um salto qualitativo no desenvolvimento dos mapas conceituais; há uma urgente necessidade de adaptação e aplicação da oficina sob uma perspectiva inclusiva, particularmente para o público com deficiência auditiva; desenvolvimento de um produto educacional intitulado “Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13108_TB1740_03102023125635.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINNA RIBEIRO DANTAS" "autor_nome_curto" => "Karinna Ribeiro" "autor_email" => "kkrdantas10@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }