O Trabalho é resultado da execução do Projeto de Pesquisa aprovado pelo Programa Institucional de Bolsas Científicas- PIBIC/ CNPq, 2022-2023, intitulado “(Des) Proteção e Educação Ambiental em um Município Amazônico: Realidade e Possibilidades”. O objetivo deste estudo é refletir sobre a política de Educação Ambiental desenvolvida no município de Parintins, Estado do Amazonas, Brasil. O estudo fundamenta-se na legislação ambiental, acordos e pactos internacionais, dados primários e em autores que discutem a temática, como Reigota (2009), Loureiro (2003), Brandão (1989), Marcatto (2002) e Dias (1992) entre outros. A investigação foi qualitativa de caráter exploratório com estudo de conceitos e definições, pesquisa de campo e análise documental. Realizamos a identificação dos órgãos governamentais responsáveis pelas questões ambientais no âmbito municipal e buscamos por informações sobre os principais problemas ambientais existentes na cidade. Após esse processo, procuramos detectar a política de proteção e EA desenvolvida no município por meio dos sistemas de ensino nas três esferas de governo. Almejamos que a pesquisa contribua com a reflexão sobre a política de Educação Ambiental desenvolvida no município de Parintins-AM, fomentando o debate em torno da discussão sobre proteção de EA, oferecendo subsídios para o diálogo entre os entes públicos que tratam das questões ambientais, o qual envolve gestores, educadores e educandos, entre outros, visando a promoção de uma EA efetiva, que desenvolva possíveis caminhos para o enfrentamento coletivo aos problemas ambientais.