Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: EXPERIÊNCIAS SOBRE A INTEGRAÇÃO COM A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO TÉCNICO EM UM PROJETO SOCIOAMBIENTAL E CLIMÁTICO EM SANTARÉM-PA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99970 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7012 "inscrito_id" => 21262 "titulo" => "PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: EXPERIÊNCIAS SOBRE A INTEGRAÇÃO COM A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO TÉCNICO EM UM PROJETO SOCIOAMBIENTAL E CLIMÁTICO EM SANTARÉM-PA" "resumo" => "A indissociabilidade do tripé universitário ainda se constitui como um grande desafio no ambiente acadêmico. Este trabalho teve por objetivo avaliar a importância da integração entre universidade e escola, na realização de um projeto socioambiental e climático de Pesquisa, Ensino e Extensão, conduzido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa), em Santarém. O projeto teve como pauta as temáticas ambientais e a emergência climática. A pesquisa foi realizada por meio da coleta de dados e aplicação de técnicas estatísticas, para compreender o cenário atual dos impactos da mudança do clima em comunidades da região do Oeste do Pará. O ensino consistiu no treinamento de discentes do curso Bacharelado em Ciências Atmosférica da Ufopa e de cursos técnicos integrado ao ensino médio da Eetepa. As atividades de extensão ocorreram com a ida da equipe do projeto às comunidades, a fim de realizar visitas técnicas, atividades de campo para o levantamento de dados e realização de palestras e oficinas. Executado ao longo de 12 meses, obteve-se o levantamento de 3.720 questionários respondidos e a realização de 13 atividades integradas. Todos os bolsistas do projeto (graduação e ensino médio) apresentaram resultados, por meio de publicações em revistas científicas e apresentação de trabalhos no Seminário Integrado. A importância da participação dos alunos da educação básica no projeto também foi expressa a partir da melhoria do rendimento escolar, alcançando o máximo de 63,7% de aumento da média geral em todas as disciplinas, quando comparadas as notas de antes e depois da participação no projeto. Depreende-se, assim, que a exitosa experiência alcançada no projeto evidencia o caráter pedagógico e formativo, que ações articuladas entre Ensino, Pesquisa e Extensão podem trazer para os jovens em diferentes níveis de aprendizagem.A indissociabilidade do tripé universitário ainda se constitui como um grande desafio no ambiente acadêmico. Este trabalho teve por objetivo avaliar a importânc" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21262_TB7012_04102023224755.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH SUELY ALVES BATALHA" "autor_nome_curto" => "SARAH BATALHA" "autor_email" => "sarah.batalha@docente.sec" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99970 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7012 "inscrito_id" => 21262 "titulo" => "PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: EXPERIÊNCIAS SOBRE A INTEGRAÇÃO COM A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO TÉCNICO EM UM PROJETO SOCIOAMBIENTAL E CLIMÁTICO EM SANTARÉM-PA" "resumo" => "A indissociabilidade do tripé universitário ainda se constitui como um grande desafio no ambiente acadêmico. Este trabalho teve por objetivo avaliar a importância da integração entre universidade e escola, na realização de um projeto socioambiental e climático de Pesquisa, Ensino e Extensão, conduzido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa), em Santarém. O projeto teve como pauta as temáticas ambientais e a emergência climática. A pesquisa foi realizada por meio da coleta de dados e aplicação de técnicas estatísticas, para compreender o cenário atual dos impactos da mudança do clima em comunidades da região do Oeste do Pará. O ensino consistiu no treinamento de discentes do curso Bacharelado em Ciências Atmosférica da Ufopa e de cursos técnicos integrado ao ensino médio da Eetepa. As atividades de extensão ocorreram com a ida da equipe do projeto às comunidades, a fim de realizar visitas técnicas, atividades de campo para o levantamento de dados e realização de palestras e oficinas. Executado ao longo de 12 meses, obteve-se o levantamento de 3.720 questionários respondidos e a realização de 13 atividades integradas. Todos os bolsistas do projeto (graduação e ensino médio) apresentaram resultados, por meio de publicações em revistas científicas e apresentação de trabalhos no Seminário Integrado. A importância da participação dos alunos da educação básica no projeto também foi expressa a partir da melhoria do rendimento escolar, alcançando o máximo de 63,7% de aumento da média geral em todas as disciplinas, quando comparadas as notas de antes e depois da participação no projeto. Depreende-se, assim, que a exitosa experiência alcançada no projeto evidencia o caráter pedagógico e formativo, que ações articuladas entre Ensino, Pesquisa e Extensão podem trazer para os jovens em diferentes níveis de aprendizagem.A indissociabilidade do tripé universitário ainda se constitui como um grande desafio no ambiente acadêmico. Este trabalho teve por objetivo avaliar a importânc" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21262_TB7012_04102023224755.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH SUELY ALVES BATALHA" "autor_nome_curto" => "SARAH BATALHA" "autor_email" => "sarah.batalha@docente.sec" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A indissociabilidade do tripé universitário ainda se constitui como um grande desafio no ambiente acadêmico. Este trabalho teve por objetivo avaliar a importância da integração entre universidade e escola, na realização de um projeto socioambiental e climático de Pesquisa, Ensino e Extensão, conduzido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa), em Santarém. O projeto teve como pauta as temáticas ambientais e a emergência climática. A pesquisa foi realizada por meio da coleta de dados e aplicação de técnicas estatísticas, para compreender o cenário atual dos impactos da mudança do clima em comunidades da região do Oeste do Pará. O ensino consistiu no treinamento de discentes do curso Bacharelado em Ciências Atmosférica da Ufopa e de cursos técnicos integrado ao ensino médio da Eetepa. As atividades de extensão ocorreram com a ida da equipe do projeto às comunidades, a fim de realizar visitas técnicas, atividades de campo para o levantamento de dados e realização de palestras e oficinas. Executado ao longo de 12 meses, obteve-se o levantamento de 3.720 questionários respondidos e a realização de 13 atividades integradas. Todos os bolsistas do projeto (graduação e ensino médio) apresentaram resultados, por meio de publicações em revistas científicas e apresentação de trabalhos no Seminário Integrado. A importância da participação dos alunos da educação básica no projeto também foi expressa a partir da melhoria do rendimento escolar, alcançando o máximo de 63,7% de aumento da média geral em todas as disciplinas, quando comparadas as notas de antes e depois da participação no projeto. Depreende-se, assim, que a exitosa experiência alcançada no projeto evidencia o caráter pedagógico e formativo, que ações articuladas entre Ensino, Pesquisa e Extensão podem trazer para os jovens em diferentes níveis de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.