A indissociabilidade do tripé universitário ainda se constitui como um grande desafio no ambiente acadêmico. Este trabalho teve por objetivo avaliar a importância da integração entre universidade e escola, na realização de um projeto socioambiental e climático de Pesquisa, Ensino e Extensão, conduzido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa), em Santarém. O projeto teve como pauta as temáticas ambientais e a emergência climática. A pesquisa foi realizada por meio da coleta de dados e aplicação de técnicas estatísticas, para compreender o cenário atual dos impactos da mudança do clima em comunidades da região do Oeste do Pará. O ensino consistiu no treinamento de discentes do curso Bacharelado em Ciências Atmosférica da Ufopa e de cursos técnicos integrado ao ensino médio da Eetepa. As atividades de extensão ocorreram com a ida da equipe do projeto às comunidades, a fim de realizar visitas técnicas, atividades de campo para o levantamento de dados e realização de palestras e oficinas. Executado ao longo de 12 meses, obteve-se o levantamento de 3.720 questionários respondidos e a realização de 13 atividades integradas. Todos os bolsistas do projeto (graduação e ensino médio) apresentaram resultados, por meio de publicações em revistas científicas e apresentação de trabalhos no Seminário Integrado. A importância da participação dos alunos da educação básica no projeto também foi expressa a partir da melhoria do rendimento escolar, alcançando o máximo de 63,7% de aumento da média geral em todas as disciplinas, quando comparadas as notas de antes e depois da participação no projeto. Depreende-se, assim, que a exitosa experiência alcançada no projeto evidencia o caráter pedagógico e formativo, que ações articuladas entre Ensino, Pesquisa e Extensão podem trazer para os jovens em diferentes níveis de aprendizagem.