Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: EXPERIÊNCIAS SOBRE A INTEGRAÇÃO COM A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO TÉCNICO EM UM PROJETO SOCIOAMBIENTAL E CLIMÁTICO EM SANTARÉM-PA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99970
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7012
    "inscrito_id" => 21262
    "titulo" => "PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: EXPERIÊNCIAS SOBRE A INTEGRAÇÃO COM A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO TÉCNICO EM UM PROJETO SOCIOAMBIENTAL E CLIMÁTICO EM SANTARÉM-PA"
    "resumo" => "A indissociabilidade do tripé universitário ainda se constitui como um grande desafio no ambiente acadêmico. Este trabalho teve por objetivo avaliar a importância da integração entre universidade e escola, na realização de um projeto socioambiental e climático de Pesquisa, Ensino e Extensão, conduzido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa), em Santarém. O projeto teve como pauta as temáticas ambientais e a emergência climática. A pesquisa foi realizada por meio da coleta de dados e aplicação de técnicas estatísticas, para compreender o cenário atual dos impactos da mudança do clima em comunidades da região do Oeste do Pará. O ensino consistiu no treinamento de discentes do curso Bacharelado em Ciências Atmosférica da Ufopa e de cursos técnicos integrado ao ensino médio da Eetepa. As atividades de extensão ocorreram com a ida da equipe do projeto às comunidades, a fim de realizar visitas técnicas, atividades de campo para o levantamento de dados e realização de palestras e oficinas. Executado ao longo de 12 meses, obteve-se o levantamento de 3.720 questionários respondidos e a realização de 13 atividades integradas. Todos os bolsistas do projeto (graduação e ensino médio) apresentaram resultados, por meio de publicações em revistas científicas e apresentação de trabalhos no Seminário Integrado. A importância da participação dos alunos da educação básica no projeto também foi expressa a partir da melhoria do rendimento escolar, alcançando o máximo de 63,7% de aumento da média geral em todas as disciplinas, quando comparadas as notas de antes e depois da participação no projeto. Depreende-se, assim, que a exitosa experiência alcançada no projeto evidencia o caráter pedagógico e formativo, que ações articuladas entre Ensino, Pesquisa e Extensão podem trazer para os jovens em diferentes níveis de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21262_TB7012_04102023224755.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARAH SUELY ALVES BATALHA"
    "autor_nome_curto" => "SARAH BATALHA"
    "autor_email" => "sarah.batalha@docente.sec"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99970
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7012
    "inscrito_id" => 21262
    "titulo" => "PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: EXPERIÊNCIAS SOBRE A INTEGRAÇÃO COM A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO TÉCNICO EM UM PROJETO SOCIOAMBIENTAL E CLIMÁTICO EM SANTARÉM-PA"
    "resumo" => "A indissociabilidade do tripé universitário ainda se constitui como um grande desafio no ambiente acadêmico. Este trabalho teve por objetivo avaliar a importância da integração entre universidade e escola, na realização de um projeto socioambiental e climático de Pesquisa, Ensino e Extensão, conduzido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa), em Santarém. O projeto teve como pauta as temáticas ambientais e a emergência climática. A pesquisa foi realizada por meio da coleta de dados e aplicação de técnicas estatísticas, para compreender o cenário atual dos impactos da mudança do clima em comunidades da região do Oeste do Pará. O ensino consistiu no treinamento de discentes do curso Bacharelado em Ciências Atmosférica da Ufopa e de cursos técnicos integrado ao ensino médio da Eetepa. As atividades de extensão ocorreram com a ida da equipe do projeto às comunidades, a fim de realizar visitas técnicas, atividades de campo para o levantamento de dados e realização de palestras e oficinas. Executado ao longo de 12 meses, obteve-se o levantamento de 3.720 questionários respondidos e a realização de 13 atividades integradas. Todos os bolsistas do projeto (graduação e ensino médio) apresentaram resultados, por meio de publicações em revistas científicas e apresentação de trabalhos no Seminário Integrado. A importância da participação dos alunos da educação básica no projeto também foi expressa a partir da melhoria do rendimento escolar, alcançando o máximo de 63,7% de aumento da média geral em todas as disciplinas, quando comparadas as notas de antes e depois da participação no projeto. Depreende-se, assim, que a exitosa experiência alcançada no projeto evidencia o caráter pedagógico e formativo, que ações articuladas entre Ensino, Pesquisa e Extensão podem trazer para os jovens em diferentes níveis de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21262_TB7012_04102023224755.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARAH SUELY ALVES BATALHA"
    "autor_nome_curto" => "SARAH BATALHA"
    "autor_email" => "sarah.batalha@docente.sec"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A indissociabilidade do tripé universitário ainda se constitui como um grande desafio no ambiente acadêmico. Este trabalho teve por objetivo avaliar a importância da integração entre universidade e escola, na realização de um projeto socioambiental e climático de Pesquisa, Ensino e Extensão, conduzido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa), em Santarém. O projeto teve como pauta as temáticas ambientais e a emergência climática. A pesquisa foi realizada por meio da coleta de dados e aplicação de técnicas estatísticas, para compreender o cenário atual dos impactos da mudança do clima em comunidades da região do Oeste do Pará. O ensino consistiu no treinamento de discentes do curso Bacharelado em Ciências Atmosférica da Ufopa e de cursos técnicos integrado ao ensino médio da Eetepa. As atividades de extensão ocorreram com a ida da equipe do projeto às comunidades, a fim de realizar visitas técnicas, atividades de campo para o levantamento de dados e realização de palestras e oficinas. Executado ao longo de 12 meses, obteve-se o levantamento de 3.720 questionários respondidos e a realização de 13 atividades integradas. Todos os bolsistas do projeto (graduação e ensino médio) apresentaram resultados, por meio de publicações em revistas científicas e apresentação de trabalhos no Seminário Integrado. A importância da participação dos alunos da educação básica no projeto também foi expressa a partir da melhoria do rendimento escolar, alcançando o máximo de 63,7% de aumento da média geral em todas as disciplinas, quando comparadas as notas de antes e depois da participação no projeto. Depreende-se, assim, que a exitosa experiência alcançada no projeto evidencia o caráter pedagógico e formativo, que ações articuladas entre Ensino, Pesquisa e Extensão podem trazer para os jovens em diferentes níveis de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.