Este estudo, é resultado de uma pesquisa monográfica de graduação, se propõe a validar um modelo de sequência didática (SD) mediada pelas metodologias ativas gamificadas e múltiplas inteligências para o ensino de ciências. A SD elaborada abordou o conteúdo do corpo humano e os alimentos através da estratégia de investigação e argumentos com o propósito de promover discussões para inclusão na relevância da construção do conhecimento como constante processo de ensino-aprendizagem, especificamente, no contexto de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa sequência inclusiva está organizada em 4 módulos, que se desdobram em 16 aulas com o propósito de atender o público-alvo da turma do EJA do ensino fundamental anos finais da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, município de Guamaré - RN, os quais, vale ressaltar, participaram ativamente do jogo. Esse resultado obteve êxito, uma vez que o planejamento, como também a aplicação da sequência produzida, levaram em consideração a heterogeneidade na faixa etária do público-alvo, o contexto presente, o tempo para concluir a proposta pedagógica (um bimestre), os conteúdos elencados, a diversidade nas metodologias selecionadas que contemplassem todos os aspectos da organização e da avaliação da turma. Quanto à fundamentação teórico-metodológica, nosso trabalho, além da ferramenta formulário baseada na escala Likert para validar a SD pelos pares da comunidade escolar em pauta, respaldou-se, principalmente, na teoria das múltiplas inteligências, na metodologia da sequência didática e metodologias ativas, somadas ao ensino de ciências com embasamento do construtivismo e educação inclusão.