Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA POR METODOLOGIAS ATIVAS GAMIFICADAS E MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: POR UMA PROPOSTA INCLUSIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PARA EJA FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95972
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1734
    "inscrito_id" => 12764
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA POR METODOLOGIAS ATIVAS GAMIFICADAS E MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: POR UMA PROPOSTA INCLUSIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PARA EJA FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo, é resultado de uma pesquisa monográfica de graduação, se propõe a validar um modelo de sequência didática (SD) mediada pelas metodologias ativas gamificadas e múltiplas inteligências para o ensino de ciências. A SD elaborada abordou o conteúdo do corpo humano e os alimentos através da estratégia de investigação e argumentos com o propósito de promover discussões para inclusão na relevância da construção do conhecimento como constante processo de ensino-aprendizagem, especificamente, no contexto de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa sequência inclusiva está organizada em 4 módulos, que se desdobram em 16 aulas com o propósito de atender o público-alvo da turma do EJA do ensino fundamental anos finais da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, município de Guamaré - RN, os quais, vale ressaltar, participaram ativamente do jogo. Esse resultado obteve êxito, uma vez que o planejamento, como também a aplicação da sequência produzida, levaram em consideração a heterogeneidade na faixa etária do público-alvo, o contexto presente, o tempo para concluir a proposta pedagógica (um bimestre), os conteúdos elencados, a diversidade nas metodologias selecionadas que contemplassem todos os aspectos da organização e da avaliação da turma. Quanto à fundamentação teórico-metodológica, nosso trabalho, além da ferramenta formulário baseada na escala Likert para validar a SD pelos pares da comunidade escolar em pauta, respaldou-se, principalmente, na teoria das múltiplas inteligências, na metodologia da sequência didática e metodologias ativas, somadas ao ensino de ciências com embasamento do construtivismo e educação inclusão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12764_TB1734_03102023230552.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA VIRGÍNIA SILVA DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "cunhavcarla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95972
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1734
    "inscrito_id" => 12764
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA POR METODOLOGIAS ATIVAS GAMIFICADAS E MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: POR UMA PROPOSTA INCLUSIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PARA EJA FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo, é resultado de uma pesquisa monográfica de graduação, se propõe a validar um modelo de sequência didática (SD) mediada pelas metodologias ativas gamificadas e múltiplas inteligências para o ensino de ciências. A SD elaborada abordou o conteúdo do corpo humano e os alimentos através da estratégia de investigação e argumentos com o propósito de promover discussões para inclusão na relevância da construção do conhecimento como constante processo de ensino-aprendizagem, especificamente, no contexto de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa sequência inclusiva está organizada em 4 módulos, que se desdobram em 16 aulas com o propósito de atender o público-alvo da turma do EJA do ensino fundamental anos finais da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, município de Guamaré - RN, os quais, vale ressaltar, participaram ativamente do jogo. Esse resultado obteve êxito, uma vez que o planejamento, como também a aplicação da sequência produzida, levaram em consideração a heterogeneidade na faixa etária do público-alvo, o contexto presente, o tempo para concluir a proposta pedagógica (um bimestre), os conteúdos elencados, a diversidade nas metodologias selecionadas que contemplassem todos os aspectos da organização e da avaliação da turma. Quanto à fundamentação teórico-metodológica, nosso trabalho, além da ferramenta formulário baseada na escala Likert para validar a SD pelos pares da comunidade escolar em pauta, respaldou-se, principalmente, na teoria das múltiplas inteligências, na metodologia da sequência didática e metodologias ativas, somadas ao ensino de ciências com embasamento do construtivismo e educação inclusão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12764_TB1734_03102023230552.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA VIRGÍNIA SILVA DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "cunhavcarla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo, é resultado de uma pesquisa monográfica de graduação, se propõe a validar um modelo de sequência didática (SD) mediada pelas metodologias ativas gamificadas e múltiplas inteligências para o ensino de ciências. A SD elaborada abordou o conteúdo do corpo humano e os alimentos através da estratégia de investigação e argumentos com o propósito de promover discussões para inclusão na relevância da construção do conhecimento como constante processo de ensino-aprendizagem, especificamente, no contexto de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa sequência inclusiva está organizada em 4 módulos, que se desdobram em 16 aulas com o propósito de atender o público-alvo da turma do EJA do ensino fundamental anos finais da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, município de Guamaré - RN, os quais, vale ressaltar, participaram ativamente do jogo. Esse resultado obteve êxito, uma vez que o planejamento, como também a aplicação da sequência produzida, levaram em consideração a heterogeneidade na faixa etária do público-alvo, o contexto presente, o tempo para concluir a proposta pedagógica (um bimestre), os conteúdos elencados, a diversidade nas metodologias selecionadas que contemplassem todos os aspectos da organização e da avaliação da turma. Quanto à fundamentação teórico-metodológica, nosso trabalho, além da ferramenta formulário baseada na escala Likert para validar a SD pelos pares da comunidade escolar em pauta, respaldou-se, principalmente, na teoria das múltiplas inteligências, na metodologia da sequência didática e metodologias ativas, somadas ao ensino de ciências com embasamento do construtivismo e educação inclusão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.