Considerando a baixa proficiência média que os alunos da Escola Estadual Cristóvão Colombo de Queiroz, em Doutor Severiano/RN, vinham apresentando na prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, optamos por desenvolver, no 3º Ano do Ensino Médio da referida escola, uma proposta didática, visando à retomada de aprendizagens a serem avaliadas no exame. Este artigo visa a analisar a influência da proposta no desempenho desses alunos. Nele, traçamos um panorama histórico sobre o exame, desde a sua implantação em 1998, no sentido de compreender as mudanças por que ele passou. Após o tratamento dado aos aspectos históricos, são feitos esclarecimento sobre o planejamento, a elaboração e a implementação da proposta que, em seguida, tem seus resultados analisados. Na análise, foram utilizados questionários respondidos por alunos participantes da proposta e do exame, bem como de dados divulgados, a partir de publicações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que permitiram a obtenção do desempenho médio dos referidos alunos, na prova de Matemática e suas Tecnologias. Os resultados demonstram ter havido avanços no desempenho dos alunos, de 2017 a 2020, período em que se trabalhou com a proposta, o que estimulou a atualização e a sua reimplantação em 2023.