Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSAIOS SOBRE O TORNAR-SE DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DO PIBID INTERDISCIPLINAR LIBRAS - PORTUGUÊS DA UFERSA CAMPUS CARAÚBAS

Palavra-chaves: Prática Docente, Formação, Pibid, Interdisciplinaridade. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99261
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6073
    "inscrito_id" => 13810
    "titulo" => "ENSAIOS SOBRE O TORNAR-SE DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DO PIBID INTERDISCIPLINAR LIBRAS - PORTUGUÊS DA UFERSA CAMPUS CARAÚBAS"
    "resumo" => "A prática docente é essencial para que o licenciando possa conhecer uma realidade além da visualizada na universidade. À luz dessa explanação, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no projeto interdisciplinar Libras - Português, surge como proporcionador da apresentação mais próxima do contexto profissional e escolar na região Oeste - Potiguar, contribuindo no crescimento do graduando enquanto futuro professor. Diante disso, dentro dos ideais interdisciplinares, esse estudo se propõe a compreender que as experiências compartilhadas pelo projeto potencializam a construção do tornar-se docente. Sendo assim, por intermédio de pesquisas realizadas por Freire (2002), Nóvoa (1992), Cordeiro (2011), Fazenda (2008), Morin (2003) e outros autores, podemos analisar os inúmeros elementos que compõem a formação docente, e que partes deles estão atrelados às interações do cotidiano escolar, ou seja, o contato com as instituições de ensino, as pessoas e suas diversidades, são imprescindíveis. A metodologia de abordagem qualitativa e de relato de experiência dos pibidianos dos cursos de Letras-Libras e Letras-Português da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) campus Caraúbas, com a prática vivenciada no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento aos Surdos (CAS) - Mossoró, escola vinculada ao programa. Este estudo possibilitou um discernimento dos pesquisadores sobre a importância da prática pedagógica, os obstáculos para a sua obtenção, assim como suas contribuições na formação pessoal e profissional. Logo, a participação no Pibid garantiu a expansão do olhar dos bolsistas para uma educação de qualidade, à construção do papel do professor e, sobretudo, à compreensão da necessidade de uma escola democrática e inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "Prática docente, Formação, Pibid, Interdisciplinaridade."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65954aec6f264_03012024085420.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-03 08:54:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO FELIPE PRAXEDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO PRAXEDES"
    "autor_email" => "pedrofelipern6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99261
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6073
    "inscrito_id" => 13810
    "titulo" => "ENSAIOS SOBRE O TORNAR-SE DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DO PIBID INTERDISCIPLINAR LIBRAS - PORTUGUÊS DA UFERSA CAMPUS CARAÚBAS"
    "resumo" => "A prática docente é essencial para que o licenciando possa conhecer uma realidade além da visualizada na universidade. À luz dessa explanação, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no projeto interdisciplinar Libras - Português, surge como proporcionador da apresentação mais próxima do contexto profissional e escolar na região Oeste - Potiguar, contribuindo no crescimento do graduando enquanto futuro professor. Diante disso, dentro dos ideais interdisciplinares, esse estudo se propõe a compreender que as experiências compartilhadas pelo projeto potencializam a construção do tornar-se docente. Sendo assim, por intermédio de pesquisas realizadas por Freire (2002), Nóvoa (1992), Cordeiro (2011), Fazenda (2008), Morin (2003) e outros autores, podemos analisar os inúmeros elementos que compõem a formação docente, e que partes deles estão atrelados às interações do cotidiano escolar, ou seja, o contato com as instituições de ensino, as pessoas e suas diversidades, são imprescindíveis. A metodologia de abordagem qualitativa e de relato de experiência dos pibidianos dos cursos de Letras-Libras e Letras-Português da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) campus Caraúbas, com a prática vivenciada no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento aos Surdos (CAS) - Mossoró, escola vinculada ao programa. Este estudo possibilitou um discernimento dos pesquisadores sobre a importância da prática pedagógica, os obstáculos para a sua obtenção, assim como suas contribuições na formação pessoal e profissional. Logo, a participação no Pibid garantiu a expansão do olhar dos bolsistas para uma educação de qualidade, à construção do papel do professor e, sobretudo, à compreensão da necessidade de uma escola democrática e inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "Prática docente, Formação, Pibid, Interdisciplinaridade."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65954aec6f264_03012024085420.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-03 08:54:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO FELIPE PRAXEDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO PRAXEDES"
    "autor_email" => "pedrofelipern6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A prática docente é essencial para que o licenciando possa conhecer uma realidade além da visualizada na universidade. À luz dessa explanação, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no projeto interdisciplinar Libras - Português, surge como proporcionador da apresentação mais próxima do contexto profissional e escolar na região Oeste - Potiguar, contribuindo no crescimento do graduando enquanto futuro professor. Diante disso, dentro dos ideais interdisciplinares, esse estudo se propõe a compreender que as experiências compartilhadas pelo projeto potencializam a construção do tornar-se docente. Sendo assim, por intermédio de pesquisas realizadas por Freire (2002), Nóvoa (1992), Cordeiro (2011), Fazenda (2008), Morin (2003) e outros autores, podemos analisar os inúmeros elementos que compõem a formação docente, e que partes deles estão atrelados às interações do cotidiano escolar, ou seja, o contato com as instituições de ensino, as pessoas e suas diversidades, são imprescindíveis. A metodologia de abordagem qualitativa e de relato de experiência dos pibidianos dos cursos de Letras-Libras e Letras-Português da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) campus Caraúbas, com a prática vivenciada no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento aos Surdos (CAS) - Mossoró, escola vinculada ao programa. Este estudo possibilitou um discernimento dos pesquisadores sobre a importância da prática pedagógica, os obstáculos para a sua obtenção, assim como suas contribuições na formação pessoal e profissional. Logo, a participação no Pibid garantiu a expansão do olhar dos bolsistas para uma educação de qualidade, à construção do papel do professor e, sobretudo, à compreensão da necessidade de uma escola democrática e inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.