DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS - EJAI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99729 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6691 "inscrito_id" => 7647 "titulo" => "DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS - EJAI" "resumo" => "Este trabalho visa relatar e discutir sobre a formação continuada de professores no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos EJAI, a partir de uma vivência de estágio realizada por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Castanhal, como métodos avaliativos de uma disciplina. A pesquisa foi realizada com um grupo de professores da Educação de Jovens Adultos e Idosos EJAI, de uma escola da rede municipal de ensino, Maria de Nazaré Gomes Torres localizada respectivamente no município de Castanhal - Pa. Participaram da pesquisa cerca de 15 professores da própria escola, com faixa etária de 25 à 50 anos. O trabalho foi realizada no período de quinze dias, entre coleta de dados e observações pessoais das autoras. Durante esse período levantou-se vários questionamentos sobre os desafios enfrentados da formação continuada por esses profissionais, além de que a pesquisa nos proporciona uma reflexão mais profunda dos desafios dessa modalidade educacional. Este momento teve como objetivo, identificar os desafios enfrentados da formação continuada de professores da EJAI, enaltece a importância de melhorar a qualidade do ensino, atender as necessidades dos estudantes, valorizar os professores, promover seu desenvolvimento profissional e acima de tudo para transformação social por meio da educação. O trabalho buscou compreender os principais desafios enfrentados por esses profissionais em sua formação continuada a partir de uma perspectiva fundamentada em teorias sociólogas e filosóficas de autores que discutem a importância da formação continuada de qualidade dos professores. Como resultado, a experiência permitiu não só conhecer as particularidades desses profissionais, como também se promover melhorias na prática docente, promover equidade e inclusão, além de contribuir para o avanço e desenvolvimento da educação de Jovens, Adultos e Idosos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7647_TB6691_20112023005940.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE GABRIELA LOPES TRAVASSOS" "autor_nome_curto" => "ALICE LOPES" "autor_email" => "alicegabrielalopes@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99729 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6691 "inscrito_id" => 7647 "titulo" => "DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS - EJAI" "resumo" => "Este trabalho visa relatar e discutir sobre a formação continuada de professores no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos EJAI, a partir de uma vivência de estágio realizada por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Castanhal, como métodos avaliativos de uma disciplina. A pesquisa foi realizada com um grupo de professores da Educação de Jovens Adultos e Idosos EJAI, de uma escola da rede municipal de ensino, Maria de Nazaré Gomes Torres localizada respectivamente no município de Castanhal - Pa. Participaram da pesquisa cerca de 15 professores da própria escola, com faixa etária de 25 à 50 anos. O trabalho foi realizada no período de quinze dias, entre coleta de dados e observações pessoais das autoras. Durante esse período levantou-se vários questionamentos sobre os desafios enfrentados da formação continuada por esses profissionais, além de que a pesquisa nos proporciona uma reflexão mais profunda dos desafios dessa modalidade educacional. Este momento teve como objetivo, identificar os desafios enfrentados da formação continuada de professores da EJAI, enaltece a importância de melhorar a qualidade do ensino, atender as necessidades dos estudantes, valorizar os professores, promover seu desenvolvimento profissional e acima de tudo para transformação social por meio da educação. O trabalho buscou compreender os principais desafios enfrentados por esses profissionais em sua formação continuada a partir de uma perspectiva fundamentada em teorias sociólogas e filosóficas de autores que discutem a importância da formação continuada de qualidade dos professores. Como resultado, a experiência permitiu não só conhecer as particularidades desses profissionais, como também se promover melhorias na prática docente, promover equidade e inclusão, além de contribuir para o avanço e desenvolvimento da educação de Jovens, Adultos e Idosos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7647_TB6691_20112023005940.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE GABRIELA LOPES TRAVASSOS" "autor_nome_curto" => "ALICE LOPES" "autor_email" => "alicegabrielalopes@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }