Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NIVELAMENTO DE CONCEITOS DA QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA – “É O TCHAN DA QUÍMICA- UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERATIVA E DIVERTIDA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98255
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4779
    "inscrito_id" => 19641
    "titulo" => "NIVELAMENTO DE CONCEITOS DA QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA – “É O TCHAN DA QUÍMICA- UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERATIVA E DIVERTIDA."
    "resumo" => "É notório que a pandemia do Covid-19 deixou, de forma geral, sequelas no ensino. Em relação ao ensino de química dos cursos técnicos do Instituto Federal de Rondônia, a consequência pode ser maior perante a necessidade da compreensão técnica das aplicações da química na futura profissão. Baseado nisso, buscou-se minimizar tais lacunas com o nivelamento experimental titulado “É o Tchan da Química”. A proposta foi desenvolvida por alunos do curso técnico em Química no Campus Porto Velho Calama, os quais através de uma proposta experimental demonstraram, aos demais discentes, os conceitos aplicáveis da disciplina na sociedade. A elaboração e desenvolvimento do curso foi dividida em 3 (três) fases: Levantamento Bibliográfico; Validação Experimental e Aplicação do curso. Como resultado, o curso teve a participação dos discentes que foram instigados a perceber a aplicação dos conceitos de atomística e transição eletrônica; propriedades intermoleculares e solubilidade; e reconhecimento de reações químicas. Ressalta-se que o nivelamento foi desenvolvido de estudante para estudante o que facilitou a interação devido ao uso da linguagem não formal entre os adolescentes promovendo assim, uma maior interação entre os envolvidos. Em suma, a proposta de nivelamento proporcionou uma abordagem de ensino contextualizada e interativa de alguns dos principais conceitos da química demonstrando que compreender que o “Tchan” da química pode ser divertido e fácil de aplicar nas atividades corriqueiras do cotidiano da sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19641_TB4779_12092023001612.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO BRASIL PIMENTA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiagobrasilpimenta@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98255
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4779
    "inscrito_id" => 19641
    "titulo" => "NIVELAMENTO DE CONCEITOS DA QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA – “É O TCHAN DA QUÍMICA- UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERATIVA E DIVERTIDA."
    "resumo" => "É notório que a pandemia do Covid-19 deixou, de forma geral, sequelas no ensino. Em relação ao ensino de química dos cursos técnicos do Instituto Federal de Rondônia, a consequência pode ser maior perante a necessidade da compreensão técnica das aplicações da química na futura profissão. Baseado nisso, buscou-se minimizar tais lacunas com o nivelamento experimental titulado “É o Tchan da Química”. A proposta foi desenvolvida por alunos do curso técnico em Química no Campus Porto Velho Calama, os quais através de uma proposta experimental demonstraram, aos demais discentes, os conceitos aplicáveis da disciplina na sociedade. A elaboração e desenvolvimento do curso foi dividida em 3 (três) fases: Levantamento Bibliográfico; Validação Experimental e Aplicação do curso. Como resultado, o curso teve a participação dos discentes que foram instigados a perceber a aplicação dos conceitos de atomística e transição eletrônica; propriedades intermoleculares e solubilidade; e reconhecimento de reações químicas. Ressalta-se que o nivelamento foi desenvolvido de estudante para estudante o que facilitou a interação devido ao uso da linguagem não formal entre os adolescentes promovendo assim, uma maior interação entre os envolvidos. Em suma, a proposta de nivelamento proporcionou uma abordagem de ensino contextualizada e interativa de alguns dos principais conceitos da química demonstrando que compreender que o “Tchan” da química pode ser divertido e fácil de aplicar nas atividades corriqueiras do cotidiano da sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19641_TB4779_12092023001612.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO BRASIL PIMENTA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiagobrasilpimenta@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

É notório que a pandemia do Covid-19 deixou, de forma geral, sequelas no ensino. Em relação ao ensino de química dos cursos técnicos do Instituto Federal de Rondônia, a consequência pode ser maior perante a necessidade da compreensão técnica das aplicações da química na futura profissão. Baseado nisso, buscou-se minimizar tais lacunas com o nivelamento experimental titulado “É o Tchan da Química”. A proposta foi desenvolvida por alunos do curso técnico em Química no Campus Porto Velho Calama, os quais através de uma proposta experimental demonstraram, aos demais discentes, os conceitos aplicáveis da disciplina na sociedade. A elaboração e desenvolvimento do curso foi dividida em 3 (três) fases: Levantamento Bibliográfico; Validação Experimental e Aplicação do curso. Como resultado, o curso teve a participação dos discentes que foram instigados a perceber a aplicação dos conceitos de atomística e transição eletrônica; propriedades intermoleculares e solubilidade; e reconhecimento de reações químicas. Ressalta-se que o nivelamento foi desenvolvido de estudante para estudante o que facilitou a interação devido ao uso da linguagem não formal entre os adolescentes promovendo assim, uma maior interação entre os envolvidos. Em suma, a proposta de nivelamento proporcionou uma abordagem de ensino contextualizada e interativa de alguns dos principais conceitos da química demonstrando que compreender que o “Tchan” da química pode ser divertido e fácil de aplicar nas atividades corriqueiras do cotidiano da sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.