A experimentação e a investigação entendidas em um sentido amplo podem ser incorporadas ao ensino de Ciências da Natureza desde a Educação Infantil. Nesse sentido, é essencial que a formação inicial docente discuta essas dimensões a partir da realização de reflexões e vivências que dialoguem com as práticas que ocorrem no chão da escola. E assim em virtude do novo modelo de ensino médio que visar ter uma aprendizagem focada na formação de cidadãos e no desenvolvimento de competências e habilidades, com disciplinas integradas em quatro áreas do conhecimento que possibilita que os alunos escolham itinerários formativos de acordo com áreas de seu interesse e projetos de vida e de carreira o qual permite a eles a possibilidade de se aprofundar nos campos com os quais mais se identifica e dentro deste contexto, a escola é um ambiente propício para um implementação deste projeto que foi concebido pensando na abordagem pedagógica denominada Cultura Maker no qual tem sua origem na filosofia “Faça Você Mesmo", e considera que pessoas comuns podem construir, modificar e consertar os mais diversos tipos de coisas [Cordova e Vargas 2016]. O Projeto “MENINAS EM AÇÃO”: PROTAGONIZANDO NA CULTURA MAKER: que teve início a partir da necessidade de incentivar as ações integradoras e significativas do ser (alunas) como um promissor do desenvolvimento do Protagonismo e Corresponsabilidade ao encontro do conhecimento em direção aos seus Projetos de Vida, como pessoas que evoluirão à capacitação do Mercado de Trabalho diversificado e Preparação Acadêmica, exigidos pela sociedade contemporânea. O objetivo deste artigo é promover o envolvimento dos alunos, professores, em defesa à sustentabilidade do nosso planeta. A fim de se concretizar tal objetivo, foram realizadas oficinas, uma Feira Maker e uma mini feira de profissões.