As Histórias em Quadrinhos (HQ´s) são caracterizadas como um meio de comunicação em massa, sua linguagem multimodal juntamente com o seu senso de humor, podem influenciar de forma significativa para a pratica e desenvolvimento da leitura, dessa forma o presente trabalho tem como objetivo analisar a influência das histórias em quadrinhos da turma da Mônica para a formação de leitores. Tratando – se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com caráter exploratório, bibliográfico e documental. Os principais autores e documento que dialogaram no presente estudo foram Vergueiro 2005, Iannone 1994, Santos (2001), Carvalho (2004) e a BNCC (2018). Sobre essa perspectiva a pesquisa evidência que as HQ´s criadas pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa da turma da Mônica aplicado a formação leitora possui um papel importante desde de 1970, as histórias fascinantes e instigantes dessa turminha vêm chamando a atenção de todos, muitos adultos e adolescentes de hoje tiveram sua base nas leituras com os famosos gibis da turma da Mônica, sendo notável que, as histórias em quadrinhos além de ser um recurso não convencional para o ensino, sua utilização é de grande valia para a contribuição no processo da formação de leitores, desenvolvendo habilidades de autonomia, a criatividade e o interesse no processo da leitura