Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS TRANSFORMADORAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FUTUROS EDUCADORES.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98856
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5556
    "inscrito_id" => 5964
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS TRANSFORMADORAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FUTUROS EDUCADORES."
    "resumo" => "Este artigo tem o objetivo de registrar as experiências formativas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica (PRP), núcleo de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A vivência em questão representou uma rica experiência na área da formação docente, ao procurarmos adquirir um conhecimento pertinente não como mera aplicação prática de teorias, mas como esforço de reelaboração (NÓVOA). As intervenções pedagógicas exercidas no Programa Residência Pedagógica ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Xavier Júnior, localizada na cidade de Bananeiras – PB, no período de novembro de 2022 a março de 2023. Os procedimentos adotados para a prática da regência foram realizados de acordo com o planejamento prévio da Professora da sala, tendo em vista a importância de considerarmos as expectativas e necessidades de aprendizagens dos estudantes com os quais atuamos. Como resultado dessas intervenções, podemos registrar o nosso próprio desenvolvimento formativo, por meio dos conhecimentos adquiridos no estudo e na construção das estratégias metodológicas que adotamos, e o desenvolvimento dos estudantes, que tiveram suas vivências pedagógicas ampliadas com as nossas intervenções. As abordagens pedagógicas diversificadas tiveram como resultado uma aprendizagem mais significativa dos estudantes da escola, onde buscou-se contextualizar os conteúdos, relacionando-os com a realidade dos discentes, o que facilitou a compreensão e a retenção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5964_TB5556_19112023121646.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENNER DE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DENNER"
    "autor_email" => "den.oli.san@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98856
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5556
    "inscrito_id" => 5964
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS TRANSFORMADORAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FUTUROS EDUCADORES."
    "resumo" => "Este artigo tem o objetivo de registrar as experiências formativas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica (PRP), núcleo de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A vivência em questão representou uma rica experiência na área da formação docente, ao procurarmos adquirir um conhecimento pertinente não como mera aplicação prática de teorias, mas como esforço de reelaboração (NÓVOA). As intervenções pedagógicas exercidas no Programa Residência Pedagógica ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Xavier Júnior, localizada na cidade de Bananeiras – PB, no período de novembro de 2022 a março de 2023. Os procedimentos adotados para a prática da regência foram realizados de acordo com o planejamento prévio da Professora da sala, tendo em vista a importância de considerarmos as expectativas e necessidades de aprendizagens dos estudantes com os quais atuamos. Como resultado dessas intervenções, podemos registrar o nosso próprio desenvolvimento formativo, por meio dos conhecimentos adquiridos no estudo e na construção das estratégias metodológicas que adotamos, e o desenvolvimento dos estudantes, que tiveram suas vivências pedagógicas ampliadas com as nossas intervenções. As abordagens pedagógicas diversificadas tiveram como resultado uma aprendizagem mais significativa dos estudantes da escola, onde buscou-se contextualizar os conteúdos, relacionando-os com a realidade dos discentes, o que facilitou a compreensão e a retenção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5964_TB5556_19112023121646.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENNER DE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DENNER"
    "autor_email" => "den.oli.san@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem o objetivo de registrar as experiências formativas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica (PRP), núcleo de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A vivência em questão representou uma rica experiência na área da formação docente, ao procurarmos adquirir um conhecimento pertinente não como mera aplicação prática de teorias, mas como esforço de reelaboração (NÓVOA). As intervenções pedagógicas exercidas no Programa Residência Pedagógica ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Xavier Júnior, localizada na cidade de Bananeiras – PB, no período de novembro de 2022 a março de 2023. Os procedimentos adotados para a prática da regência foram realizados de acordo com o planejamento prévio da Professora da sala, tendo em vista a importância de considerarmos as expectativas e necessidades de aprendizagens dos estudantes com os quais atuamos. Como resultado dessas intervenções, podemos registrar o nosso próprio desenvolvimento formativo, por meio dos conhecimentos adquiridos no estudo e na construção das estratégias metodológicas que adotamos, e o desenvolvimento dos estudantes, que tiveram suas vivências pedagógicas ampliadas com as nossas intervenções. As abordagens pedagógicas diversificadas tiveram como resultado uma aprendizagem mais significativa dos estudantes da escola, onde buscou-se contextualizar os conteúdos, relacionando-os com a realidade dos discentes, o que facilitou a compreensão e a retenção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.