Este artigo tem o objetivo de registrar as experiências formativas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica (PRP), núcleo de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A vivência em questão representou uma rica experiência na área da formação docente, ao procurarmos adquirir um conhecimento pertinente não como mera aplicação prática de teorias, mas como esforço de reelaboração (NÓVOA). As intervenções pedagógicas exercidas no Programa Residência Pedagógica ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Xavier Júnior, localizada na cidade de Bananeiras – PB, no período de novembro de 2022 a março de 2023. Os procedimentos adotados para a prática da regência foram realizados de acordo com o planejamento prévio da Professora da sala, tendo em vista a importância de considerarmos as expectativas e necessidades de aprendizagens dos estudantes com os quais atuamos. Como resultado dessas intervenções, podemos registrar o nosso próprio desenvolvimento formativo, por meio dos conhecimentos adquiridos no estudo e na construção das estratégias metodológicas que adotamos, e o desenvolvimento dos estudantes, que tiveram suas vivências pedagógicas ampliadas com as nossas intervenções. As abordagens pedagógicas diversificadas tiveram como resultado uma aprendizagem mais significativa dos estudantes da escola, onde buscou-se contextualizar os conteúdos, relacionando-os com a realidade dos discentes, o que facilitou a compreensão e a retenção do conhecimento.