A Realidade Virtual é uma tecnologia que tem o potencial de revolucionar a forma como as pessoas interagem com o mundo. Uma das suas principais vantagens é a capacidade de proporcionar experiências imersivas que simulam ambientes reais ou fictícios. Além disso, a Realidade Virtual também oferece a possibilidade de inclusão de sujeitos com mobilidade reduzida em situações que seriam inacessíveis ou perigosas de outra forma. Neste trabalho, são apresentados conceitos e benefícios de aprendizagem baseada em simulação e da utilização de tecnologias imersivas no processo de ensino aprendizagem. A metodologia consistiu na criação de um ambiente virtual utilizando o framework Unity 3D, simulando equipamentos e ambientes reais do setor elétrico. As simulações foram reproduzidas no dispositivo Oculus Quest 2, proporcionando uma experiência altamente imersiva para os usuários. O software de realidade virtual desenvolvido pode trazer vantagens para a capacitação de profissionais, como a redução de custos, a melhoria da segurança e a personalização dos treinamentos. No entanto, ainda há desafios para a implementação da realidade virtual na educação, como a falta de recursos, acessibilidade e treinamento para os educadores. Portanto, é necessário investir no desenvolvimento da realidade virtual e na capacitação de profissionais de ensino, para que a tecnologia possa ser usada de forma efetiva na a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida na educação.