Este artigo tem o objetivo de o analisar o papel dos NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) para a inclusão educacional de discentes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas, visando a produção de subsídios para a implementação e/ou aprimoramento de políticas institucionais de inclusão no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em particular no IFPE. Em sua realidade prática, entendemos que o tema da inclusão educacional das pessoas com deficiência é transversal e se dá por meio de situações que envolvem não somente parte da comunidade acadêmica, mas a instituição como um todo, por meio do seu Projeto Político Pedagógico e das demais políticas que fundamentam sua identidade institucional. Diante de todos os entraves que a inclusão enfrenta no âmbito escolar e, para além das políticas públicas de acesso, no contexto da educação, as intervenções por meio de estudos acadêmicos, são de suma importância para a conscientização da sociedade em geral e para a construção de uma escola inclusiva que acolha a diversidade humana e que contribua para a emancipação dos sujeitos.