O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre as dificuldades do estudante surdo na educação infantil. Este artigo é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso Intitulado “A inclusão do surdo na educação infantil”. A educação brasileira é fundamentada por várias leis, resoluções, decretos, declarações e ementas que atendem a diversos segmentos da educação. Quando se pensa em pessoa com deficiência e a reconhece como sujeito de direito à educação, entende-se, portanto, que o que foi instituído pelas leis da educação inclusiva envolve todos os sujeitos e a estes devem ser atendidos conforme suas singularidades. A partir deste estudo bibliográfico, na modalidade de um ensaio teórico, constatamos que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) possui grande importância no que se refere ao ensino e aprendizagem do estudante surdo, uma vez que estes são dotados de uma linguística e cultura própria, e assim como os ouvintes, é necessário o uso da Libras nas escolas e creches, para que ocorram melhorias nos processos de ensino e aprendizado. É por meio da Libras que os estudantes serão incluídos em sociedade. Assim, cabe a comunidade escolar buscar estratégias que possibilitem a inclusão, conhecendo sobre a Libras e adequando as práticas de ensino de acordo com as necessidades do estudante.