Segundo Souza (2022), a práxis docente é por princípio a guia que permite a concretização do ato de educar. A educação, por sua vez, é por princípio teleológica, e nos espaços formais de ensino (sistema educacional), exerce função formativa social, a qual se dá mediada por planejamentos, proposições, atividades, modelos educacionais, e o modelo de práxis desenvolvido pelo professor. A partir deste entendimento, Noeli Santos (2018), nos orienta que diante dos avanços tecnológicos ocorridos, e do amplo processo de inserção das Tecnologias de Educação e Informação (TICs) no sistema educacional, professores(as) têm desenvolvido novas formas de pensar, organizar e desenvolver a docência, o que para a autora consiste em uma novo modelo de docência. As questões supracitadas constituem um conjuto relevante de questão que necessitam ser constantemente analisadas, debatidas e melhor compreenditas por todos os profissionais da educação. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa em nivel de doutorado, tendo como teóricos norteadores: Vásquez (2011), e suas conceituações sobre práxis social, práxis política, e o conceito de homem comum; Freire (2001, 2018), e seus estudos sobre o professor (a) como ser político, leitura do mundo, conscientização, situação-limite e inédito-viável; Triviños (1987) e Pêcheux (1995). Como questão de pesquisa: quais são as enunciações discursivas dos(as) professores(as), atuantes na modalidade EJA, ofertada via sistema on-line antes e durante o ano pandêmico de 2020?