SILVA, Josenildo Diniz et al.. Nas curvas do forno solar para o ensino da matemática. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96202>. Acesso em: 23/12/2024 00:44
Este estudo é parte integrante do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da CAPES, no qual buscaremos explanar como um forno solar poderá auxiliar no ensino da matemática. Além disso, iremos observar a interdisciplinaridade com a Física no qual será visto através dos estudos de função quadrática. Para mais, é importante ressaltar que vem aumentando nos últimos anos as diversas fontes de energias renováveis nas quais tem afetado positivamente o meio ambiente e a população, economicamente. Com o forno solar não é diferente, uma vez que, o gás de cozinha, seu substituto, apresenta grandes riscos de explosão, incêndio, asfixia, além de permanecer com o preço elevado. Logo, tentaremos fazer com que os estudantes possam tecer relações da matemática com o seu cotidiano. Além do mais, é importante que algumas aplicações sejam feitas no ensino da matemática, tornando-a mais atrativa e com significado, como aponta alguns documentos. Então, iniciou-se uma pesquisa bibliográfica sobre construção e uso do forno solar a partir de uma antena parabólica, bem como um estudo aprofundado das curvas do forno solar e suas relações físicas e matemáticas. Ainda buscaremos estudo em documentos acadêmicos e governamentais que respaldam e orientam como trabalhar com a Interdisciplinaridade na sala de aula de Matemática. As atividades elaboradas a partir da confecção e uso do forno solar serão aplicadas em duas turmas da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública de São Paulo do Potengi/RN. Os discentes poderão observar que ao inserir algo no foco da parábola do forno solar ele começará a esquentar e a partir disso, estabelecerá relações de aplicação entre conceitos físicos e matemáticos, especificamente de parábolas. Trata-se de uma atividade prática, com significado, que desperta o interesse e a curiosidade para o aprendizado discente.