Este estudo busca investigar as contribuições das metodologias ativas para potencializar a práxis pedagógica no Ensino Superior. O objetivo geral buscou pesquisar a maneira pela qual as metodologias ativas podem proporcionar uma ressignificação nas práticas pedagógicas do professor (a) no ensino superior, visando facilitar as aprendizagens cognitivas, afetivas e a psicomotora do educando e maior engajamento, interação e participação efetiva dos educandos durante a realização das atividades promovendo a satisfação de docente e discente. De modo mais específico intentou-se pesquisar como o uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem podem favorecer a criatividade e o envolvimento do educando na sua aprendizagem, investigar a relação que se estabelece entre teoria e prática potencializando o protagonismo do aluno além de entender o desenvolvimento de um ensino centrado na experimentação beneficiando-o com uma aprendizagem significativa e reflexiva. A metodologia usada no estudo foi a pesquisa bibliográfica e qualitativa. As reflexões do estudo buscar aprimorar o processo de ensino e aprendizagem e assim cooperar para uma aprendizagem significativa possibilitando ao educando estar no centro do processo de aprendizagem de forma lúdica e participativa, como agente fazedor e transformador do conhecimento levando em consideração a sua realidade, tempo de aprendizagem e instrumentos de ensino adequados, podem, portanto, trazer grandes benefícios ao desenvolvimento acadêmico dos educandos.