UM FAZER, DOIS MEIOS: EXPERIÊNCIAS INICIAIS COM A DOCÊNCIA EM DANÇA NA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98608 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5223 "inscrito_id" => 18220 "titulo" => "UM FAZER, DOIS MEIOS: EXPERIÊNCIAS INICIAIS COM A DOCÊNCIA EM DANÇA NA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL" "resumo" => "Este trabalho discute a experiência de uma estudante de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ao ingressar no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid Dança) e desenvolver, em colaboração, o Projeto Estrelar. Ao inserir-se nas devidas salas de aula, percebeu-se que o lugar ocupado pela dança no ensino formal e no ensino não formal diferem, embora ambos aconteçam no espaço da escola. Tem-se como objetivo refletir sobre os desafios da iniciação à docência a partir da inserção no componente curricular Arte/Dança no ensino formal por meio do Pibid Dança, em João Pessoa-PB e, no ensino não formal através de vivências extracurriculares na educação infantil com o Projeto Estrelar em Santa Rita-PB. As principais referências teóricas deste trabalho são: Isabel Marques (2003; 2010) cujo foco é no ensino formal de dança e Maria da Glória Gohn (2006; 2014) sobre ensino de arte e cultura no ensino não formal. A partir dessas experiências, constatou-se que o ensino de dança na escola enfrenta maiores dificuldades para se estabelecer nas aulas de Arte/Dança no ensino formal. Muitas vezes, a dança é incompreendida pela comunidade escolar que desconhece seus conteúdos e possibilidades educacionais, o que compromete seu desenvolvimento. Contrariamente, nas escolas privadas a dança como componente extracurricular é recebida com entusiasmo por todos(as). Entretanto, desafios referentes ao espaço físico e a gestão escolar, por exemplo, permanecem. Portanto, considera-se que este trabalho abre portas para o reconhecimento das possibilidades do ensino de dança na escola e promove reflexões acerca do exercício docente, demonstrando as diferenças e similaridades entre o espaço formal e não formal de ensino. Além disso, compreende-se que a comunidade escolar necessita de um letramento referente à linguagem da dança, incluindo, seu ensino, bem como sobre a sua importância para a formação crítica e consciente do ser." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18220_TB5223_18112023183405.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYSA MICHELLY DE MELO BRITO" "autor_nome_curto" => "MAYSA" "autor_email" => "michellymelo.danca@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98608 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5223 "inscrito_id" => 18220 "titulo" => "UM FAZER, DOIS MEIOS: EXPERIÊNCIAS INICIAIS COM A DOCÊNCIA EM DANÇA NA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL" "resumo" => "Este trabalho discute a experiência de uma estudante de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ao ingressar no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid Dança) e desenvolver, em colaboração, o Projeto Estrelar. Ao inserir-se nas devidas salas de aula, percebeu-se que o lugar ocupado pela dança no ensino formal e no ensino não formal diferem, embora ambos aconteçam no espaço da escola. Tem-se como objetivo refletir sobre os desafios da iniciação à docência a partir da inserção no componente curricular Arte/Dança no ensino formal por meio do Pibid Dança, em João Pessoa-PB e, no ensino não formal através de vivências extracurriculares na educação infantil com o Projeto Estrelar em Santa Rita-PB. As principais referências teóricas deste trabalho são: Isabel Marques (2003; 2010) cujo foco é no ensino formal de dança e Maria da Glória Gohn (2006; 2014) sobre ensino de arte e cultura no ensino não formal. A partir dessas experiências, constatou-se que o ensino de dança na escola enfrenta maiores dificuldades para se estabelecer nas aulas de Arte/Dança no ensino formal. Muitas vezes, a dança é incompreendida pela comunidade escolar que desconhece seus conteúdos e possibilidades educacionais, o que compromete seu desenvolvimento. Contrariamente, nas escolas privadas a dança como componente extracurricular é recebida com entusiasmo por todos(as). Entretanto, desafios referentes ao espaço físico e a gestão escolar, por exemplo, permanecem. Portanto, considera-se que este trabalho abre portas para o reconhecimento das possibilidades do ensino de dança na escola e promove reflexões acerca do exercício docente, demonstrando as diferenças e similaridades entre o espaço formal e não formal de ensino. Além disso, compreende-se que a comunidade escolar necessita de um letramento referente à linguagem da dança, incluindo, seu ensino, bem como sobre a sua importância para a formação crítica e consciente do ser." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18220_TB5223_18112023183405.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYSA MICHELLY DE MELO BRITO" "autor_nome_curto" => "MAYSA" "autor_email" => "michellymelo.danca@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }