O presente estudo defende a ideia de que é de suma importância a utilização de jogos e brincadeiras na Educação Infantil. A brincadeira é mais uma das formas significativas de aprendizagem. Quando uma criança brinca desenvolve o pensamento e a reflexão. Diante de tais perspectivas é que este trabalho visa possibilitar aos educadores uma compreensão acerca da importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem infantil. Por meio dos dados coletados em leitura bibliográfica especializada e da pesquisa de campo em uma escola da cidade de Breu Branco-PA, constatamos que a utilização de jogos e brincadeiras ajuda na aquisição de novos conhecimentos de forma prazerosa e divertida. Além disso, possibilita a socialização e integração das crianças. Sendo assim, o educador se torna responsável pela aprendizagem e deve trabalhar a criança em sua múltipla formação, nos aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivo-emocionais. A análise da pesquisa permitiu considerar que os estudiosos dos jogos e brincadeiras foram importantes na utilização de ferramentas pelos docentes na etapa de ensino/aprendizagem da educação infantil, pois os mesmos devem estar preparados para articular os conteúdos apresentados em sala, uma vez que ao apresentar um planejamento didático-pedagógico, os jogos e brincadeiras servem como instrumento organizador para o espaço de realização de atividades em sala. Os jogos e brincadeiras lúdicas proporcionam inquietações e reflexões no contexto escolar, por isso há necessidade de projetos e ações na trajetória profissional do pedagogo no que diz respeito ao tema proposto.