Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA E ENSINO DE GEOGRAFIA: TECNOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94704
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 78
    "inscrito_id" => 5202
    "titulo" => "LITERATURA E ENSINO DE GEOGRAFIA: TECNOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE"
    "resumo" => "A literatura e a tecnologia compõem o currículo do mundo da vida escolar, e o seu uso pode dinamizar o ensino de Geografia. Diferentes temáticas geográficas, como identidade, territorialidade e expressões culturais se vislumbram em obras literárias, favorecendo a interdisciplinaridade em sala de aula. No século XXI o ensino de Geografia está sendo modificado com novas metodologias desenvolvidas e aplicadas na aula. Neste aspecto, objetiva-se destacar o trabalho interdisciplinar entre a Literatura e Geografia mediado pelas tecnologias como forma de alcançar resultados exitosos mediante processos de intersubjetividade. Utilizam-se livros literários e recursos tecnológicos como plataformas digitais de leituras, aparelho de leitura (kindle) e tablets, para trabalhar o ensino de geografia em sala de aula, buscando formas de contextualizar o conteúdo geográfico. Trata-se de um tema pouco explorado na área da Geografia. Baseada em estudo bibliográfico, faz-se uma revisão da literatura pertinente sobre a temática, especialmente a partir de 1990, com a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Espera-se que o trabalho escolar mediante práticas intersubjetivas fortaleçam os resultados contribuam para complementar os estudos geográficos em sala de aula pela interdisciplinaridade. Diante disso, as ligações que podem ser construídas entre Geografia, Literatura e Tecnologia constituem um campo produtivo para a criação das condições de aprendizagem dos alunos e alunas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5202_TB78_16112023134220.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EDSON OLIVEIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Francisco Edson"
    "autor_email" => "franciscoeodonascimento@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94704
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 78
    "inscrito_id" => 5202
    "titulo" => "LITERATURA E ENSINO DE GEOGRAFIA: TECNOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE"
    "resumo" => "A literatura e a tecnologia compõem o currículo do mundo da vida escolar, e o seu uso pode dinamizar o ensino de Geografia. Diferentes temáticas geográficas, como identidade, territorialidade e expressões culturais se vislumbram em obras literárias, favorecendo a interdisciplinaridade em sala de aula. No século XXI o ensino de Geografia está sendo modificado com novas metodologias desenvolvidas e aplicadas na aula. Neste aspecto, objetiva-se destacar o trabalho interdisciplinar entre a Literatura e Geografia mediado pelas tecnologias como forma de alcançar resultados exitosos mediante processos de intersubjetividade. Utilizam-se livros literários e recursos tecnológicos como plataformas digitais de leituras, aparelho de leitura (kindle) e tablets, para trabalhar o ensino de geografia em sala de aula, buscando formas de contextualizar o conteúdo geográfico. Trata-se de um tema pouco explorado na área da Geografia. Baseada em estudo bibliográfico, faz-se uma revisão da literatura pertinente sobre a temática, especialmente a partir de 1990, com a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Espera-se que o trabalho escolar mediante práticas intersubjetivas fortaleçam os resultados contribuam para complementar os estudos geográficos em sala de aula pela interdisciplinaridade. Diante disso, as ligações que podem ser construídas entre Geografia, Literatura e Tecnologia constituem um campo produtivo para a criação das condições de aprendizagem dos alunos e alunas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5202_TB78_16112023134220.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EDSON OLIVEIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Francisco Edson"
    "autor_email" => "franciscoeodonascimento@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A literatura e a tecnologia compõem o currículo do mundo da vida escolar, e o seu uso pode dinamizar o ensino de Geografia. Diferentes temáticas geográficas, como identidade, territorialidade e expressões culturais se vislumbram em obras literárias, favorecendo a interdisciplinaridade em sala de aula. No século XXI o ensino de Geografia está sendo modificado com novas metodologias desenvolvidas e aplicadas na aula. Neste aspecto, objetiva-se destacar o trabalho interdisciplinar entre a Literatura e Geografia mediado pelas tecnologias como forma de alcançar resultados exitosos mediante processos de intersubjetividade. Utilizam-se livros literários e recursos tecnológicos como plataformas digitais de leituras, aparelho de leitura (kindle) e tablets, para trabalhar o ensino de geografia em sala de aula, buscando formas de contextualizar o conteúdo geográfico. Trata-se de um tema pouco explorado na área da Geografia. Baseada em estudo bibliográfico, faz-se uma revisão da literatura pertinente sobre a temática, especialmente a partir de 1990, com a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Espera-se que o trabalho escolar mediante práticas intersubjetivas fortaleçam os resultados contribuam para complementar os estudos geográficos em sala de aula pela interdisciplinaridade. Diante disso, as ligações que podem ser construídas entre Geografia, Literatura e Tecnologia constituem um campo produtivo para a criação das condições de aprendizagem dos alunos e alunas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.