Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTRODUÇÃO A ROBÓTICA COM PROGRAMAÇÃO EM ARDUINO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99557
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6457
    "inscrito_id" => 5939
    "titulo" => "INTRODUÇÃO A ROBÓTICA COM PROGRAMAÇÃO EM ARDUINO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A robótica está presente em diversos aspectos da nossa vida, desde brinquedos eletrônicos até carros autônomos, casas inteligentes e assistentes virtuais. Ela tem facilitado tarefas do nosso cotidiano e tem aplicações em diversos setores, incluindo o industrial, militar, aeroespacial e educacional.O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica do curso de licenciatura em Computação do IFPE campus Afogados da Ingazeira. As experiências relatadas aconteceram durante uma oficina de Introdução a robótica com programação em Arduíno oferecida a com os 24 estudantes do ensino fundamental, tendo como foco proporcionar aos alunos um contato introdutório e saudável com a robótica, o Arduino e a programação, dividido em duas etapas. Na primeira etapa, foi proposto o desafio de ligar um LED, e na segunda etapa, a construção e programação de um semáforo, utilizando o aplicativo TinkerCAD, o qual permite o estudo de circuitos elétricos através de uma interface semelhante ao ambiente de laboratório real. Já a parte prática da oficina foi realizada no laboratório IF Maker em que cada grupo foi designado para uma ilha, onde um aluno de licenciatura se encarregou de coordenar. A atividade foi a mesma vista na aula virtual, utilizando resistores, cabos jumper e uma placa de ensaio.\u{A0}Por fim, foi aplicado um questionário com 5 perguntas fechadas, com intuito de analisar suas perspectivas em relação a aula ministrada sobre robótica, e se possuem\u{A0} conhecimento básico em robótica e quais seus interesse em ter a disciplina incluída no\u{A0} componente curricular.Os resultados obtidos mostraram que houve uma resposta positiva em relação aos\u{A0} estudantes\u{A0} pelo o interesse em ter aula de robótica, bem como sobre o que os alunos acharam sobre as ferramentas utilizadas durante a\u{A0} execução\u{A0} da aula, afirmando uma contribuição para sua aprendizagem de forma prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5939_TB6457_20112023094732.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AMÉLIA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA AMÉLIA"
    "autor_email" => "amelhinha4@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99557
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6457
    "inscrito_id" => 5939
    "titulo" => "INTRODUÇÃO A ROBÓTICA COM PROGRAMAÇÃO EM ARDUINO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A robótica está presente em diversos aspectos da nossa vida, desde brinquedos eletrônicos até carros autônomos, casas inteligentes e assistentes virtuais. Ela tem facilitado tarefas do nosso cotidiano e tem aplicações em diversos setores, incluindo o industrial, militar, aeroespacial e educacional.O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica do curso de licenciatura em Computação do IFPE campus Afogados da Ingazeira. As experiências relatadas aconteceram durante uma oficina de Introdução a robótica com programação em Arduíno oferecida a com os 24 estudantes do ensino fundamental, tendo como foco proporcionar aos alunos um contato introdutório e saudável com a robótica, o Arduino e a programação, dividido em duas etapas. Na primeira etapa, foi proposto o desafio de ligar um LED, e na segunda etapa, a construção e programação de um semáforo, utilizando o aplicativo TinkerCAD, o qual permite o estudo de circuitos elétricos através de uma interface semelhante ao ambiente de laboratório real. Já a parte prática da oficina foi realizada no laboratório IF Maker em que cada grupo foi designado para uma ilha, onde um aluno de licenciatura se encarregou de coordenar. A atividade foi a mesma vista na aula virtual, utilizando resistores, cabos jumper e uma placa de ensaio.\u{A0}Por fim, foi aplicado um questionário com 5 perguntas fechadas, com intuito de analisar suas perspectivas em relação a aula ministrada sobre robótica, e se possuem\u{A0} conhecimento básico em robótica e quais seus interesse em ter a disciplina incluída no\u{A0} componente curricular.Os resultados obtidos mostraram que houve uma resposta positiva em relação aos\u{A0} estudantes\u{A0} pelo o interesse em ter aula de robótica, bem como sobre o que os alunos acharam sobre as ferramentas utilizadas durante a\u{A0} execução\u{A0} da aula, afirmando uma contribuição para sua aprendizagem de forma prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5939_TB6457_20112023094732.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AMÉLIA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA AMÉLIA"
    "autor_email" => "amelhinha4@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A robótica está presente em diversos aspectos da nossa vida, desde brinquedos eletrônicos até carros autônomos, casas inteligentes e assistentes virtuais. Ela tem facilitado tarefas do nosso cotidiano e tem aplicações em diversos setores, incluindo o industrial, militar, aeroespacial e educacional.O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica do curso de licenciatura em Computação do IFPE campus Afogados da Ingazeira. As experiências relatadas aconteceram durante uma oficina de Introdução a robótica com programação em Arduíno oferecida a com os 24 estudantes do ensino fundamental, tendo como foco proporcionar aos alunos um contato introdutório e saudável com a robótica, o Arduino e a programação, dividido em duas etapas. Na primeira etapa, foi proposto o desafio de ligar um LED, e na segunda etapa, a construção e programação de um semáforo, utilizando o aplicativo TinkerCAD, o qual permite o estudo de circuitos elétricos através de uma interface semelhante ao ambiente de laboratório real. Já a parte prática da oficina foi realizada no laboratório IF Maker em que cada grupo foi designado para uma ilha, onde um aluno de licenciatura se encarregou de coordenar. A atividade foi a mesma vista na aula virtual, utilizando resistores, cabos jumper e uma placa de ensaio. Por fim, foi aplicado um questionário com 5 perguntas fechadas, com intuito de analisar suas perspectivas em relação a aula ministrada sobre robótica, e se possuem  conhecimento básico em robótica e quais seus interesse em ter a disciplina incluída no  componente curricular.Os resultados obtidos mostraram que houve uma resposta positiva em relação aos  estudantes  pelo o interesse em ter aula de robótica, bem como sobre o que os alunos acharam sobre as ferramentas utilizadas durante a  execução  da aula, afirmando uma contribuição para sua aprendizagem de forma prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.