O trabalho foi realizado numa Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) na cidade de Paulista-PB. Teve como objetivo principal trabalhar o protagonismo dos estudantes, através da utilização da Estatística Descritiva, na qual realizaram pesquisas científicas e/ou de campo na escola. Eles fizeram a coleta, organização e tratamento dos dados, a construção, análise, interpretação e divulgação dos resultados encontrados, por meio de gráficos e tabelas. Os estudantes escolheram sobre qual tema gostariam de fazer a pesquisa de campo, criaram os questionários e aplicaram em algumas turmas da escola. Após o processo de coleta de dados, os estudantes fizeram o compilamento dos dados através de tabelas e gráficos de frequência e realizaram a análise dos dados obtidos e discutiram sobre qual melhor tipo de gráfico para apresentar os resultados. Os gráficos foram feitos no Excel e em seguida os estudantes prepararam as suas apresentações em powerpoint, canva ou google apresentações. Na culminância realizada na sala de aula os estudantes puderam apresentar o que foi desenvolvido. Cada equipe apresentou os resultados das suas pesquisas, através de apresentações em slides, mostrando a partir de gráficos e tabelas os dados e fazendo a interpretação destes. Percebe-se que as ações desenvolvidas estimulam o protagonismo dos estudantes e o trabalho em equipe, trabalhou-se a socialização e o respeito ao próximo, incentivo à leitura através das diferentes categorias de textos que abordem os temas que eles escolherem para realizar as pesquisas. Debates e discussões para fortalecer o diálogo e a confiança dos estudantes.