Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOVIMENTO E MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97242
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3439
    "inscrito_id" => 4502
    "titulo" => "MOVIMENTO E MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato das práticas pedagógicas que envolvem música e movimento com crianças da Educação Infantil de tempo integral de uma escola da rede Municipal de Sumaré, no estado de São Paulo. Como referenciais teóricos utilizamos a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), DCNEI (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil), Marta Terezinha Tag, Vilma Leni Nista-Picollo entre outros autores. Acreditamos que a utilização integrada dessas duas linguagens - música e movimento, contribuem significativamente para o desenvolvimento integral das crianças nessa fase de suas vidas. Na contemporaneidade, com a vida comunitária tão restrita à espaços confinados, a escola torna-se um local privilegiado para a vivência de experiências corporais ligadas ao movimento e à música. Nesse sentido, acreditamos que é de suma importância promover discutirmos e ampliarmos nossas práticas nesse sentido, pois que, as experiências musicais e movimentos corporais vividos de forma lúdica e prazerosa, favorecem a expressão, a criatividade, a coordenação motora, a socialização das crianças dentre outras áreas da vida. Entre as práticas pedagógicas que foram implementadas, podemos citar: canções, danças, jogos rítmicos e improvisações corporais, as quais serão descritas ao longo do texto. Os resultados evidenciam a participação ativa das crianças, seu envolvimento emocional e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras. Além da interação entre as crianças, promoveu-se a colaboração, o respeito mútuo e a construção de relações sociais saudáveis, de modo que essas linguagens, mostraram-se altamente colaborativas para o desenvolvimento integral das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4502_TB3439_24052023075833.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAN SILVA GONÇALVES FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "MIRIAN FREITAS"
    "autor_email" => "mirian.freitas@educacaosu"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS (UNAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97242
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3439
    "inscrito_id" => 4502
    "titulo" => "MOVIMENTO E MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato das práticas pedagógicas que envolvem música e movimento com crianças da Educação Infantil de tempo integral de uma escola da rede Municipal de Sumaré, no estado de São Paulo. Como referenciais teóricos utilizamos a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), DCNEI (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil), Marta Terezinha Tag, Vilma Leni Nista-Picollo entre outros autores. Acreditamos que a utilização integrada dessas duas linguagens - música e movimento, contribuem significativamente para o desenvolvimento integral das crianças nessa fase de suas vidas. Na contemporaneidade, com a vida comunitária tão restrita à espaços confinados, a escola torna-se um local privilegiado para a vivência de experiências corporais ligadas ao movimento e à música. Nesse sentido, acreditamos que é de suma importância promover discutirmos e ampliarmos nossas práticas nesse sentido, pois que, as experiências musicais e movimentos corporais vividos de forma lúdica e prazerosa, favorecem a expressão, a criatividade, a coordenação motora, a socialização das crianças dentre outras áreas da vida. Entre as práticas pedagógicas que foram implementadas, podemos citar: canções, danças, jogos rítmicos e improvisações corporais, as quais serão descritas ao longo do texto. Os resultados evidenciam a participação ativa das crianças, seu envolvimento emocional e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras. Além da interação entre as crianças, promoveu-se a colaboração, o respeito mútuo e a construção de relações sociais saudáveis, de modo que essas linguagens, mostraram-se altamente colaborativas para o desenvolvimento integral das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4502_TB3439_24052023075833.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAN SILVA GONÇALVES FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "MIRIAN FREITAS"
    "autor_email" => "mirian.freitas@educacaosu"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS (UNAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta um relato das práticas pedagógicas que envolvem música e movimento com crianças da Educação Infantil de tempo integral de uma escola da rede Municipal de Sumaré, no estado de São Paulo. Como referenciais teóricos utilizamos a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), DCNEI (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil), Marta Terezinha Tag, Vilma Leni Nista-Picollo entre outros autores. Acreditamos que a utilização integrada dessas duas linguagens - música e movimento, contribuem significativamente para o desenvolvimento integral das crianças nessa fase de suas vidas. Na contemporaneidade, com a vida comunitária tão restrita à espaços confinados, a escola torna-se um local privilegiado para a vivência de experiências corporais ligadas ao movimento e à música. Nesse sentido, acreditamos que é de suma importância promover discutirmos e ampliarmos nossas práticas nesse sentido, pois que, as experiências musicais e movimentos corporais vividos de forma lúdica e prazerosa, favorecem a expressão, a criatividade, a coordenação motora, a socialização das crianças dentre outras áreas da vida. Entre as práticas pedagógicas que foram implementadas, podemos citar: canções, danças, jogos rítmicos e improvisações corporais, as quais serão descritas ao longo do texto. Os resultados evidenciam a participação ativa das crianças, seu envolvimento emocional e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras. Além da interação entre as crianças, promoveu-se a colaboração, o respeito mútuo e a construção de relações sociais saudáveis, de modo que essas linguagens, mostraram-se altamente colaborativas para o desenvolvimento integral das crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.