Este trabalho apresenta um recorte de um estudo realizado em um programa de Mestrado Acadêmico, cujo eixo temático é a experimentação no Ensino de Química. Trata-se da realização de um levantamento bibliográfico sobre as concepções de formadores de professores, alunos de graduação e professores de Química da educação básica acerca de atividades experimentais aplicadas ao Ensino de Química. A Pesquisa Bibliográfica utiliza a metodologia PRISMA para realizar uma revisão sistemática usando o Portal de Periódicos da CAPES como fonte de coleta de dados para buscar artigos de pesquisas relevantes publicados entre 2013 e 2023, utilizando as palavras-chave “Experimentação”, “Ensino de Química” e “Formação de Professores”. Os resultados indicam haver uma congruência nas concepções gerais sobre a experimentação, sejam entre professores universitários, do ensino básico ou professores em formação. As principais ideias sobre atividades experimentais no Ensino de Química são as seguintes: sua função principal é provar teorias; são realizadas exclusivamente em laboratórios equipados, descartando outros possíveis ambientes e as atividades sempre funcionam como agentes motivadores para um bom estudo. Os resultados aqui apresentados evidenciam a importância de novas pesquisas sobre o assunto para melhor compreender esses fenômenos e os eventos que os cercam. Mostram também haver um discurso sobre a experimentação que é amplamente divulgado, e que pode contribuir para gerar concepções que não favoreçam o processo de ensino-aprendizado nas salas de aula.