Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97976
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4428
    "inscrito_id" => 18329
    "titulo" => "O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "As tecnologias digitais apresentam-se como grandes aliadas ao ensino, uma vez que associadas às aulas, proporcionam uma participação ativa dos alunos, fazendo com que estes estejam envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, destaca-se o software Geogebra, uma ferramenta digital que possui uma infinidade de recursos gráficos, fazendo com que os alunos explorem conceitos matemáticos de forma visual e intuitiva. Isso possibilita uma compreensão mais profunda dos conteúdos abordados, já que os alunos podem explorar e experimentar diferentes configurações, observando as mudanças que ocorrem em tempo real, de forma dinâmica. O presente artigo possui como objetivo principal analisar como a utilização do software GeoGebra pode auxiliar na compreensão dos conteúdos de Geometria Plana para alunos do ensino fundamental. Para este estudo foi realizado uma busca nas bases de dados eletrônicas do Portal de Periódicos da CAPES, as quais foram definidos o período correspondente aos anos de 2018 a 2022, associado aos descritores (“Ensino”) AND (“GeoGebra”) AND (“geometria plana”) AND (“ensino fundamental”). Mediante a essas informações foram identificados 3 (três) artigos, sendo estes concentrados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Após essa análise pôde-se verificar a importância que o software GeoGebra desempenha para o ensino e aprendizagem dos alunos na disciplina de Matemática, especificamente na Geometria Plana. Os resultados apontaram que a utilização do GeoGebra, como ferramenta pedagógica, contribui para o interesse e engajamento dos estudantes, tornando as atividades de Geometria Plana mais prazerosas e investigativas. O número de estudos encontrados nesta pesquisa evidencia que este é um tema ainda a ser explorado em novos estudos no ensino de Matemática para o ensino fundamental nas demais regiões do país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6594135be760f_02012024104459.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-02 10:44:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS AURÉLIO BANDEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS BANDEIRA"
    "autor_email" => "aureliobandeira@acad.ifma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97976
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4428
    "inscrito_id" => 18329
    "titulo" => "O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "As tecnologias digitais apresentam-se como grandes aliadas ao ensino, uma vez que associadas às aulas, proporcionam uma participação ativa dos alunos, fazendo com que estes estejam envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, destaca-se o software Geogebra, uma ferramenta digital que possui uma infinidade de recursos gráficos, fazendo com que os alunos explorem conceitos matemáticos de forma visual e intuitiva. Isso possibilita uma compreensão mais profunda dos conteúdos abordados, já que os alunos podem explorar e experimentar diferentes configurações, observando as mudanças que ocorrem em tempo real, de forma dinâmica. O presente artigo possui como objetivo principal analisar como a utilização do software GeoGebra pode auxiliar na compreensão dos conteúdos de Geometria Plana para alunos do ensino fundamental. Para este estudo foi realizado uma busca nas bases de dados eletrônicas do Portal de Periódicos da CAPES, as quais foram definidos o período correspondente aos anos de 2018 a 2022, associado aos descritores (“Ensino”) AND (“GeoGebra”) AND (“geometria plana”) AND (“ensino fundamental”). Mediante a essas informações foram identificados 3 (três) artigos, sendo estes concentrados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Após essa análise pôde-se verificar a importância que o software GeoGebra desempenha para o ensino e aprendizagem dos alunos na disciplina de Matemática, especificamente na Geometria Plana. Os resultados apontaram que a utilização do GeoGebra, como ferramenta pedagógica, contribui para o interesse e engajamento dos estudantes, tornando as atividades de Geometria Plana mais prazerosas e investigativas. O número de estudos encontrados nesta pesquisa evidencia que este é um tema ainda a ser explorado em novos estudos no ensino de Matemática para o ensino fundamental nas demais regiões do país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6594135be760f_02012024104459.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-02 10:44:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS AURÉLIO BANDEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS BANDEIRA"
    "autor_email" => "aureliobandeira@acad.ifma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As tecnologias digitais apresentam-se como grandes aliadas ao ensino, uma vez que associadas às aulas, proporcionam uma participação ativa dos alunos, fazendo com que estes estejam envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, destaca-se o software Geogebra, uma ferramenta digital que possui uma infinidade de recursos gráficos, fazendo com que os alunos explorem conceitos matemáticos de forma visual e intuitiva. Isso possibilita uma compreensão mais profunda dos conteúdos abordados, já que os alunos podem explorar e experimentar diferentes configurações, observando as mudanças que ocorrem em tempo real, de forma dinâmica. O presente artigo possui como objetivo principal analisar como a utilização do software GeoGebra pode auxiliar na compreensão dos conteúdos de Geometria Plana para alunos do ensino fundamental. Para este estudo foi realizado uma busca nas bases de dados eletrônicas do Portal de Periódicos da CAPES, as quais foram definidos o período correspondente aos anos de 2018 a 2022, associado aos descritores (“Ensino”) AND (“GeoGebra”) AND (“geometria plana”) AND (“ensino fundamental”). Mediante a essas informações foram identificados 3 (três) artigos, sendo estes concentrados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Após essa análise pôde-se verificar a importância que o software GeoGebra desempenha para o ensino e aprendizagem dos alunos na disciplina de Matemática, especificamente na Geometria Plana. Os resultados apontaram que a utilização do GeoGebra, como ferramenta pedagógica, contribui para o interesse e engajamento dos estudantes, tornando as atividades de Geometria Plana mais prazerosas e investigativas. O número de estudos encontrados nesta pesquisa evidencia que este é um tema ainda a ser explorado em novos estudos no ensino de Matemática para o ensino fundamental nas demais regiões do país.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.