As tecnologias digitais apresentam-se como grandes aliadas ao ensino, uma vez que associadas às aulas, proporcionam uma participação ativa dos alunos, fazendo com que estes estejam envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, destaca-se o software Geogebra, uma ferramenta digital que possui uma infinidade de recursos gráficos, fazendo com que os alunos explorem conceitos matemáticos de forma visual e intuitiva. Isso possibilita uma compreensão mais profunda dos conteúdos abordados, já que os alunos podem explorar e experimentar diferentes configurações, observando as mudanças que ocorrem em tempo real, de forma dinâmica. O presente artigo possui como objetivo principal analisar como a utilização do software GeoGebra pode auxiliar na compreensão dos conteúdos de Geometria Plana para alunos do ensino fundamental. Para este estudo foi realizado uma busca nas bases de dados eletrônicas do Portal de Periódicos da CAPES, as quais foram definidos o período correspondente aos anos de 2018 a 2022, associado aos descritores (“Ensino”) AND (“GeoGebra”) AND (“geometria plana”) AND (“ensino fundamental”). Mediante a essas informações foram identificados 3 (três) artigos, sendo estes concentrados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Após essa análise pôde-se verificar a importância que o software GeoGebra desempenha para o ensino e aprendizagem dos alunos na disciplina de Matemática, especificamente na Geometria Plana. Os resultados apontaram que a utilização do GeoGebra, como ferramenta pedagógica, contribui para o interesse e engajamento dos estudantes, tornando as atividades de Geometria Plana mais prazerosas e investigativas. O número de estudos encontrados nesta pesquisa evidencia que este é um tema ainda a ser explorado em novos estudos no ensino de Matemática para o ensino fundamental nas demais regiões do país.