Os estudos apontam para a necessidade de aplicar modelos de Análise Linguística (AL) à prática docente em virtude das novas relações entre os usuários e a língua, as quais são pouco direcionadas pela tradição gramatical. Dito isso, cabe evidenciar que dois pressupostos norteadores encaminham a proposição deste texto. O primeiro deles insere-se no campo teórico, pois visa refletir sobre tópicos e temas específicos da área em questão. Para tanto trabalhamos com os postulados de Bezerra e Reinaldo (2013), Geraldi (1984), Mendonça (2006), Marcuschi (2008) e Rojo (2012, 2015), entre outros, a fim de debater práticas de AL como eixo estruturador do ensino de língua materna, bem como ao que preconiza os PCN (1998) e a BNCC (2017). Já o segundo trata-se dos propósitos didáticos, pois iremos apresentar proposições de análise para auxiliar docentes de língua portuguesa no que tange à AL. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma proposta de análise em torno dos níveis sequencial-composicional, enunciativo, argumentativo e semântico contextualizados ao gênero textual/discursivo notícia, pois é um objeto de conteúdo atual e de valor social, ocupando, atualmente, um lugar de prestígio nas aulas de língua portuguesa, haja vista o poder da esfera jornalística. Tal empreitada se faz possível a partir de uma natureza qualitativa com base em um caráter propositivo, oportunizando a apresentação da proposta pedagógica com base em postulados teóricos, acreditando o quão vantajosas podem ser as aulas de língua portuguesa que dão espaço para as discussões em torno da AL.