Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIMITES E POSSIBILIDADES NA ATUAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA JOVEM DE FUTURO.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Na busca por uma educação de qualidade em contextos marcados por desafios tão diversos, uma série de políticas educacionais vêm sendo implementadas pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). Uma destas políticas é o Programa Jovem de Futuro (JF), desenvolvido em parceria com o Instituto Unibanco (IU), que visa ao aperfeiçoamento da gestão escolar por meio da implementação do Circuito de Gestão, um método específico, que tem o objetivo de orientar, organizar e sistematizar os principais processos e procedimentos da gestão escolar. Essas políticas são implementadas através de um mecanismo de corresponsabilização, que envolve atores das diferentes instâncias do sistema estadual de educação (escolas, órgãos regionais e central). Um desses atores, foco do nosso estudo, é o Superintendente Escolar. Desta maneira, este estudo busca compreender de que forma a atuação da Superintendência Escolar pode contribuir para a melhoria da qualidade da gestão escolar em um grupo de escolas de Ensino Médio (EM) da rede estadual do Ceará. Tendo como principal objetivo analisar os limites e as possibilidades da Superintendência Escolar na implementação do Programa e seus possíveis impactos na melhoria da qualidade educacional. A metodologia utilizada neste trabalho constitui-se como uma pesquisa qualitativa, em que se utilizou como método o estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, foram usados análise documental, pesquisa bibliográfica e de campo, com aplicação de questionários e entrevistas. Buscamos realizar uma análise da atuação da Superintendência Escolar, à luz de reflexões teóricas abordando aspectos relacionados a três importantes eixos: Cultura Organizacional, Liderança e Consultoria Educacional. Para tanto, foram utilizados principalmente os conceitos apresentados por Freitas et al. (2003); Polon e Bonamino (2011); Lück (2008, 2013); Costa e Castanheira (2015); Libâneo (2018); Núñez, Koslinsk e Fernández (2019); Bergue (2019); dentre outros. As análises empreendidas, com o desenvolvimento da pesquisa, evidenciaram que as equipes gestoras reconhecem a importância da atuação da Superintendência Escolar, principalmente no que diz respeito à consultoria prestada aos gestores na construção de diagnósticos sobre a realidade escolar e na elaboração de um plano de ação da escola. Todavia, foram percebidas algumas fragilidades na atuação da Superintendência, apontando para a necessidade de melhorar o processo formativo e proporcionar uma contribuição mais efetiva na fase de execução das ações da escola, bem como a importância de promover uma maior aproximação do superintendente ao cotidiano escolar, que requerem o desenvolvimento de estratégias com fins de potencializar as ações deste profissional e aumentar os impactos positivos que ele pode assegurar no âmbito da gestão escolar. Sendo assim, nesta pesquisa, além da análise da implementação do Programa, apresentamos uma proposta de intervenção na realidade estudada, com o objetivo de melhorar a atuação da Superintendência Escolar, que visa contribuir para a potencialização do trabalho dos superintendentes no Programa Jovem de Futuro, no intuito de melhorar a gestão escolar e os indicadores educacionais voltados para o sucesso da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio.

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