Muitos alunos do ensino médio afirmam que a disciplina de Química é uma das mais difíceis e complicadas de estudar, provavelmente devido às metodologias e/ou recursos didáticos utilizados pelos professores, os quais priorizam um ensino teórico e pouco contextualizado, se limitando apenas ao uso do livro didático e ao quadro. Pesquisas têm mostrado que recursos didáticos como jogos, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e modelos representativos, podem auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, por facilitarem a assimilação do conteúdo. Nesse cenário, o objetivo dessa pesquisa foi relatar as experiências vividas durante o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo Tipos de Cadeias Carbônicas. A pesquisa foi desenvolvida na escola-campo do Programa de Residência Pedagógica subprojeto Química Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizada na cidade de Areia (PB). Participaram da pesquisa 49 estudantes de três turmas da 3ª série do ensino médio. A SD foi composta por 5 momentos: levantamento do conhecimento prévio dos estudantes através de uma “tempestade de ideias”; aula expositiva e dialogada sobre as cadeias carbônicas; atividade lúdica com o uso de baralhos que apresentavam diferentes tipos de cadeias carbônicas; exercício de verificação da aprendizagem, a partir do uso da plataforma Kahoot e construção de cadeias carbônicas com materiais alternativos (jujubas, massa de modelar e palitos de dente). Destacamos que os estudantes compreenderam os conceitos trabalhados, considerando o êxito alcançado nas atividades propostas. A partir dos resultados obtidos, podemos afirmar que essa SD despertou o interesse dos alunos, além de auxiliar na sua aprendizagem, e acreditamos que isso ocorreu devido a utilização dos diferentes recursos didáticos utilizados. Além disso, o desenvolvimento desta SD nos conduziu a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando outros recursos didáticos, contribuindo, assim, para a construção da nossa identidade profissional.