O quadro educacional brasileiro, apesar dos progressos obtidos nos índices de aprovação da educação básica e na melhoria nas taxas de analfabetismo e de escolaridade média da população, ainda é bastante insatisfatório. A marginalização dessa demanda do processo escolar reflete em sua exclusão do moderno mercado de trabalho, o que desencadeia consequências profundas para a construção de uma sociedade realmente democrática. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Edificações do PROEJA/CEFET-AM, dentro da proposta curricular do ensino médio técnico, em particular da educação de jovens e adultos. Buscou-se realizar esta análise por meio documental, bem como fazer uma reflexão acerca dessa proposta frente às novas exigências do atual mercado de trabalho. A abordagem teve como referência os quatro pilares da educação mundial estabelecidos pela UNESCO, especificamente no que se refere à configuração do currículo proposto para a EJA, que carrega diversas complexidades sociais, levando os alunos a definirem, construírem e reconstruírem suas histórias em uma dinâmica social, cultural e intelectual. A proposta aqui tratada, no contexto dos quatro pilares para a educação mundial, aponta a integração entre as várias áreas do saber, integrando-as, não ainda em sua totalidade, mas pelo menos de uma forma mais abrangente, com possibilidades de conexões entre o conjunto de conteúdos e os demais saberes sociais e culturais. Pensar em um projeto pedagógico que atenda à demanda de EJA no ensino médio técnico nos adverte acerca de todas as dificuldades enfrentadas historicamente por essa modalidade de ensino. Remontando à educação compensatória e às práticas e propostas inadequadas à Educação de Jovens e Adultos, muito se caminhou até o desenvolvimento de um trabalho mais apropriado ao perfil dessa demanda. Hoje, no entanto, muito já se tem em nosso sistema de ensino.