Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO DO PROEJA/CEFET-AM: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS QUATROS PILARES ESTABELECIDOS PELA UNESCO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95092
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 600
    "inscrito_id" => 10319
    "titulo" => "O CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO DO PROEJA/CEFET-AM: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS QUATROS PILARES ESTABELECIDOS PELA UNESCO"
    "resumo" => "O quadro educacional brasileiro, apesar dos progressos obtidos nos índices de aprovação da educação básica e na melhoria nas taxas de analfabetismo e de escolaridade média da população, ainda é bastante insatisfatório. A marginalização dessa demanda do processo escolar reflete em sua exclusão do moderno mercado de trabalho, o que desencadeia consequências profundas para a construção de uma sociedade realmente democrática. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Edificações do PROEJA/CEFET-AM, dentro da proposta curricular do ensino médio técnico, em particular da educação de jovens e adultos. Buscou-se realizar esta análise por meio documental, bem como fazer uma reflexão acerca dessa proposta frente às novas exigências do atual mercado de trabalho. A abordagem teve como referência os quatro pilares da educação mundial estabelecidos pela UNESCO, especificamente no que se refere à configuração do currículo proposto para a EJA, que carrega diversas complexidades sociais, levando os alunos a definirem, construírem e reconstruírem suas histórias em uma dinâmica social, cultural e intelectual. A proposta aqui tratada, no contexto dos quatro pilares para a educação mundial, aponta a integração entre as várias áreas do saber, integrando-as, não ainda em sua totalidade, mas pelo menos de uma forma mais abrangente, com possibilidades de conexões entre o conjunto de conteúdos e os demais saberes sociais e culturais. Pensar em um projeto pedagógico que atenda à demanda de EJA no ensino médio técnico nos adverte acerca de todas as dificuldades enfrentadas historicamente por essa modalidade de ensino. Remontando à educação compensatória e às práticas e propostas inadequadas à Educação de Jovens e Adultos, muito se caminhou até o desenvolvimento de um trabalho mais apropriado ao perfil dessa demanda. Hoje, no entanto, muito já se tem em nosso sistema de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10319_TB600_14052023191603.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANA MESQUITA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANA"
    "autor_email" => "crismesquitas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95092
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 600
    "inscrito_id" => 10319
    "titulo" => "O CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO DO PROEJA/CEFET-AM: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS QUATROS PILARES ESTABELECIDOS PELA UNESCO"
    "resumo" => "O quadro educacional brasileiro, apesar dos progressos obtidos nos índices de aprovação da educação básica e na melhoria nas taxas de analfabetismo e de escolaridade média da população, ainda é bastante insatisfatório. A marginalização dessa demanda do processo escolar reflete em sua exclusão do moderno mercado de trabalho, o que desencadeia consequências profundas para a construção de uma sociedade realmente democrática. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Edificações do PROEJA/CEFET-AM, dentro da proposta curricular do ensino médio técnico, em particular da educação de jovens e adultos. Buscou-se realizar esta análise por meio documental, bem como fazer uma reflexão acerca dessa proposta frente às novas exigências do atual mercado de trabalho. A abordagem teve como referência os quatro pilares da educação mundial estabelecidos pela UNESCO, especificamente no que se refere à configuração do currículo proposto para a EJA, que carrega diversas complexidades sociais, levando os alunos a definirem, construírem e reconstruírem suas histórias em uma dinâmica social, cultural e intelectual. A proposta aqui tratada, no contexto dos quatro pilares para a educação mundial, aponta a integração entre as várias áreas do saber, integrando-as, não ainda em sua totalidade, mas pelo menos de uma forma mais abrangente, com possibilidades de conexões entre o conjunto de conteúdos e os demais saberes sociais e culturais. Pensar em um projeto pedagógico que atenda à demanda de EJA no ensino médio técnico nos adverte acerca de todas as dificuldades enfrentadas historicamente por essa modalidade de ensino. Remontando à educação compensatória e às práticas e propostas inadequadas à Educação de Jovens e Adultos, muito se caminhou até o desenvolvimento de um trabalho mais apropriado ao perfil dessa demanda. Hoje, no entanto, muito já se tem em nosso sistema de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10319_TB600_14052023191603.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANA MESQUITA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANA"
    "autor_email" => "crismesquitas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O quadro educacional brasileiro, apesar dos progressos obtidos nos índices de aprovação da educação básica e na melhoria nas taxas de analfabetismo e de escolaridade média da população, ainda é bastante insatisfatório. A marginalização dessa demanda do processo escolar reflete em sua exclusão do moderno mercado de trabalho, o que desencadeia consequências profundas para a construção de uma sociedade realmente democrática. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Edificações do PROEJA/CEFET-AM, dentro da proposta curricular do ensino médio técnico, em particular da educação de jovens e adultos. Buscou-se realizar esta análise por meio documental, bem como fazer uma reflexão acerca dessa proposta frente às novas exigências do atual mercado de trabalho. A abordagem teve como referência os quatro pilares da educação mundial estabelecidos pela UNESCO, especificamente no que se refere à configuração do currículo proposto para a EJA, que carrega diversas complexidades sociais, levando os alunos a definirem, construírem e reconstruírem suas histórias em uma dinâmica social, cultural e intelectual. A proposta aqui tratada, no contexto dos quatro pilares para a educação mundial, aponta a integração entre as várias áreas do saber, integrando-as, não ainda em sua totalidade, mas pelo menos de uma forma mais abrangente, com possibilidades de conexões entre o conjunto de conteúdos e os demais saberes sociais e culturais. Pensar em um projeto pedagógico que atenda à demanda de EJA no ensino médio técnico nos adverte acerca de todas as dificuldades enfrentadas historicamente por essa modalidade de ensino. Remontando à educação compensatória e às práticas e propostas inadequadas à Educação de Jovens e Adultos, muito se caminhou até o desenvolvimento de um trabalho mais apropriado ao perfil dessa demanda. Hoje, no entanto, muito já se tem em nosso sistema de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.