Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM COM JOGOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA PARA OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES NUMÉRICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98355
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4911
    "inscrito_id" => 20186
    "titulo" => "APRENDIZAGEM COM JOGOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA PARA OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES NUMÉRICAS"
    "resumo" => "O presente artigo tem como tema a utilização de jogos digitais como uma ferramenta didática para abordar o conteúdo de operações com números inteiros e expressões numéricas. A escolha deste tema considerou que a sociedade está se desenvolvendo cada vez mais ao ponto que a juventude também está se conectando cada vez mais às tecnologias atuais e se desprendendo de atividades consideradas tradicionais, e isto também acontece na escola, onde cada vez mais a tecnologia se faz presente, por mais que o modo tradicional ainda se mostre eficiente para o ensino. Porém há aqueles que encontram dificuldades nestes métodos, assim novas formas de ensinar se tornam necessárias e jogos digitais com foco na educação podem ser um grande aliado nesse contexto. Diante do exposto tentaremos responder ao seguinte problema: Como uma sequência didática com apoio do jogo Sumico pode minimizar o alto nível de dificuldade dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, do Colégio Normal do Lajedo da cidade de Lajedo – PE, com relação às operações com números inteiros/expressões numéricas? Para isso foi elaborada uma proposta de sequência didática envolvendo o jogo Sumico- The numbers game para abordar operações com números inteiros/expressões numéricas, fundamentadas nas ideias e conceitos de Marc Prensky a respeito da educação centrada no aprendiz e a teoria da Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, trazendo também abordagens de João Mattar sobre a inclusão de jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem, pois eles despertam o interesse dos estudantes a partir da metodologia. Como resultado parcial do meu Trabalho de Conclusão de Curso, apresentamos neste artigo uma proposta educacional, que será aplicada no desenvolvimento do meu TCC, sugerindo uma sequência didática com o apoio do jogo digital Sumico para trabalhar operações com números inteiros que pode ser estendida para compreensão de resolução de expressões numéricas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20186_TB4911_19112023130459.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PABLO HENRICK PIMENTEL DA SILVA SOBRAL"
    "autor_nome_curto" => "PABLO Henrick"
    "autor_email" => "mrpablo268@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98355
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4911
    "inscrito_id" => 20186
    "titulo" => "APRENDIZAGEM COM JOGOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA PARA OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES NUMÉRICAS"
    "resumo" => "O presente artigo tem como tema a utilização de jogos digitais como uma ferramenta didática para abordar o conteúdo de operações com números inteiros e expressões numéricas. A escolha deste tema considerou que a sociedade está se desenvolvendo cada vez mais ao ponto que a juventude também está se conectando cada vez mais às tecnologias atuais e se desprendendo de atividades consideradas tradicionais, e isto também acontece na escola, onde cada vez mais a tecnologia se faz presente, por mais que o modo tradicional ainda se mostre eficiente para o ensino. Porém há aqueles que encontram dificuldades nestes métodos, assim novas formas de ensinar se tornam necessárias e jogos digitais com foco na educação podem ser um grande aliado nesse contexto. Diante do exposto tentaremos responder ao seguinte problema: Como uma sequência didática com apoio do jogo Sumico pode minimizar o alto nível de dificuldade dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, do Colégio Normal do Lajedo da cidade de Lajedo – PE, com relação às operações com números inteiros/expressões numéricas? Para isso foi elaborada uma proposta de sequência didática envolvendo o jogo Sumico- The numbers game para abordar operações com números inteiros/expressões numéricas, fundamentadas nas ideias e conceitos de Marc Prensky a respeito da educação centrada no aprendiz e a teoria da Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, trazendo também abordagens de João Mattar sobre a inclusão de jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem, pois eles despertam o interesse dos estudantes a partir da metodologia. Como resultado parcial do meu Trabalho de Conclusão de Curso, apresentamos neste artigo uma proposta educacional, que será aplicada no desenvolvimento do meu TCC, sugerindo uma sequência didática com o apoio do jogo digital Sumico para trabalhar operações com números inteiros que pode ser estendida para compreensão de resolução de expressões numéricas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20186_TB4911_19112023130459.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PABLO HENRICK PIMENTEL DA SILVA SOBRAL"
    "autor_nome_curto" => "PABLO Henrick"
    "autor_email" => "mrpablo268@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo tem como tema a utilização de jogos digitais como uma ferramenta didática para abordar o conteúdo de operações com números inteiros e expressões numéricas. A escolha deste tema considerou que a sociedade está se desenvolvendo cada vez mais ao ponto que a juventude também está se conectando cada vez mais às tecnologias atuais e se desprendendo de atividades consideradas tradicionais, e isto também acontece na escola, onde cada vez mais a tecnologia se faz presente, por mais que o modo tradicional ainda se mostre eficiente para o ensino. Porém há aqueles que encontram dificuldades nestes métodos, assim novas formas de ensinar se tornam necessárias e jogos digitais com foco na educação podem ser um grande aliado nesse contexto. Diante do exposto tentaremos responder ao seguinte problema: Como uma sequência didática com apoio do jogo Sumico pode minimizar o alto nível de dificuldade dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, do Colégio Normal do Lajedo da cidade de Lajedo – PE, com relação às operações com números inteiros/expressões numéricas? Para isso foi elaborada uma proposta de sequência didática envolvendo o jogo Sumico- The numbers game para abordar operações com números inteiros/expressões numéricas, fundamentadas nas ideias e conceitos de Marc Prensky a respeito da educação centrada no aprendiz e a teoria da Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, trazendo também abordagens de João Mattar sobre a inclusão de jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem, pois eles despertam o interesse dos estudantes a partir da metodologia. Como resultado parcial do meu Trabalho de Conclusão de Curso, apresentamos neste artigo uma proposta educacional, que será aplicada no desenvolvimento do meu TCC, sugerindo uma sequência didática com o apoio do jogo digital Sumico para trabalhar operações com números inteiros que pode ser estendida para compreensão de resolução de expressões numéricas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.