SILVA, Paulo André Da et al.. Adaptive learning systems: uso pedagógico no ensino superior. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99001>. Acesso em: 23/12/2024 06:17
Perspectiva-se que o crescente aumento de sistemas de aprendizagem adaptativa (Adaptive Learning Systems – ALS) e o cenário de testes destes com base em sistemas de inteligência artificial (IA), sistema de mineração de dados e Learning Analysis revelarão significativo impacto no cenário educacional, em especial no ensino superior. Neste contexto, o presente estudo reflete resultados parciais de uma revisão sistemática da literatura (RSL), a qual teve por objetivo identificar características de inovação pedagógica de uso de ALS no ensino superior. O recorte deste estudo considerou apenas pesquisas com aplicação de uso de ALS em cursos diversos no ensino superior. A análise focou em uma ‘escala de incidência’ das características de inovação pedagógica (CIP) que estariam ou não presentes nos estudos. As CIPs analisadas incluíram: ruptura com métodos tradicionais de ensino, gestão participativa, reconfiguração de saberes, reorganização da relação entre teoria e prática, modificação da percepção da concepção, desenvolvimento e avaliação da experiência, mediação e protagonismo. Os resultados revelaram que as CIPs foram pouco abordadas nos estudos, com valores médios de incidência baixos. Quando algumas dessas características foram mencionadas, geralmente ocorreram em termos teóricos projetivos, discutindo sua relevância em um cenário ideal de aprendizagem adaptativa. Poucos estudos apresentaram dados indicativos e discussão conceitual sobre as características pedagógicas de uso das plataformas. Como recorte para este estudo foi considerada apenas a base de dados EBSCOHost, com critérios booleanos de busca, que após aplicação de critérios de inclusão e exclusão resultaram em 13 artigos para análise detalhada. Em resumo, os resultados indicam que há uma lacuna na discussão das características pedagógicas nos estudos sobre uso prático de sistemas de aprendizagem adaptativa no ensino superior, com uma ênfase discursiva maior em aspectos teóricos sobre inovação pedagógica do que em resultados concretos, didáticos em si.