A Educação no Brasil tem sofrido inúmeras mudanças e adequações na sua estrutura e composição curricular ao longo dos últimos anos. A exemplo, o currículo escolar do Ensino Médio apresenta a formação geral básica e a parte diversificada, os chamados itinerários formativos que contemplam as disciplinas Eletivas. Estas, ofertam diferentes possibilidades de escolhas ao estudante, correlacionadas as áreas de seu interesse, o que contribui com o projeto de vida do mesmo. Além de oferecer oportunidade de discutir temáticas atualizadas, com utilização de diferentes metodologias participativas que busca melhorar e aprofundar os conhecimentos específicos para uma formação crítica e científica, considera-se a importância para a integração dos jovens na sociedade. Assim, as Eletivas têm o propósito de contribuir com uma educação contextualizada com a realidade do estudante e refletir sobre os desafios e profundidades no mundo do trabalho, na vida e na sociedade. Pois, ter autonomia requer muito mais do que conhecimento acumulado, os estudantes tem que saber lidar com as informações, aplicar os conhecimentos para determinadas situações e buscar soluções. O estudo tem como objetivo compreender as percepções dos residentes do Subprojeto Biologia do Programa Residência Pedagógica da Universidade Regional do Cariri – URCA sobre o Ensino de Biologia a partir da eletiva de Botânica em uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, no município de Crato - CE. Para este fim, a metodologia usada se caracteriza de natureza qualitativa, formulada por meio da análise e experiência dos residentes, ao decorrer das atividades realizadas em 2023. A prática foi estruturada através de ações teóricas e práticas, para analisar os benefícios da dinamização de metodologias participativas e ativas. Para tal, esse trabalho apresenta-se relevante no sentido de compreender os fatores que aguçam a educação e contribuir na construção, disseminação e valorização dos saberes biológicos no desenvolvimento crítico e social dos indivíduos.