ENFOQUE NO ENSINO DE BIOLOGIA DIANTE DA ELETIVA DE BOTÂNICA: UM OLHAR MINUCIOSO NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS JOVENS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98965 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5694 "inscrito_id" => 15402 "titulo" => "ENFOQUE NO ENSINO DE BIOLOGIA DIANTE DA ELETIVA DE BOTÂNICA: UM OLHAR MINUCIOSO NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS JOVENS" "resumo" => "A Educação no Brasil tem sofrido inúmeras mudanças e adequações na sua estrutura e composição curricular ao longo dos últimos anos. A exemplo, o currículo escolar do Ensino Médio apresenta a formação geral básica e a parte diversificada, os chamados itinerários formativos que contemplam as disciplinas Eletivas. Estas, ofertam diferentes possibilidades de escolhas ao estudante, correlacionadas as áreas de seu interesse, o que contribui com o projeto de vida do mesmo. Além de oferecer oportunidade de discutir temáticas atualizadas, com utilização de diferentes metodologias participativas que busca melhorar e aprofundar os conhecimentos específicos para uma formação crítica e científica, considera-se a importância para a integração dos jovens na sociedade. Assim, as Eletivas têm o propósito de contribuir com uma educação contextualizada com a realidade do estudante e refletir sobre os desafios e profundidades no mundo do trabalho, na vida e na sociedade. Pois, ter autonomia requer muito mais do que conhecimento acumulado, os estudantes tem que saber lidar com as informações, aplicar os conhecimentos para determinadas situações e buscar soluções. O estudo tem como objetivo compreender as percepções dos residentes do Subprojeto Biologia do Programa Residência Pedagógica da Universidade Regional do Cariri – URCA sobre o Ensino de Biologia a partir da eletiva de Botânica em uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, no município de Crato - CE. Para este fim, a metodologia usada se caracteriza de natureza qualitativa, formulada por meio da análise e experiência dos residentes, ao decorrer das atividades realizadas em 2023. A prática foi estruturada através de ações teóricas e práticas, para analisar os benefícios da dinamização de metodologias participativas e ativas. Para tal, esse trabalho apresenta-se relevante no sentido de compreender os fatores que aguçam a educação e contribuir na construção, disseminação e valorização dos saberes biológicos no desenvolvimento crítico e social dos indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15402_TB5694_09122023184709.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JEFFERSON MONTEIRO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jefferson.monteiro@urca.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98965 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5694 "inscrito_id" => 15402 "titulo" => "ENFOQUE NO ENSINO DE BIOLOGIA DIANTE DA ELETIVA DE BOTÂNICA: UM OLHAR MINUCIOSO NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS JOVENS" "resumo" => "A Educação no Brasil tem sofrido inúmeras mudanças e adequações na sua estrutura e composição curricular ao longo dos últimos anos. A exemplo, o currículo escolar do Ensino Médio apresenta a formação geral básica e a parte diversificada, os chamados itinerários formativos que contemplam as disciplinas Eletivas. Estas, ofertam diferentes possibilidades de escolhas ao estudante, correlacionadas as áreas de seu interesse, o que contribui com o projeto de vida do mesmo. Além de oferecer oportunidade de discutir temáticas atualizadas, com utilização de diferentes metodologias participativas que busca melhorar e aprofundar os conhecimentos específicos para uma formação crítica e científica, considera-se a importância para a integração dos jovens na sociedade. Assim, as Eletivas têm o propósito de contribuir com uma educação contextualizada com a realidade do estudante e refletir sobre os desafios e profundidades no mundo do trabalho, na vida e na sociedade. Pois, ter autonomia requer muito mais do que conhecimento acumulado, os estudantes tem que saber lidar com as informações, aplicar os conhecimentos para determinadas situações e buscar soluções. O estudo tem como objetivo compreender as percepções dos residentes do Subprojeto Biologia do Programa Residência Pedagógica da Universidade Regional do Cariri – URCA sobre o Ensino de Biologia a partir da eletiva de Botânica em uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, no município de Crato - CE. Para este fim, a metodologia usada se caracteriza de natureza qualitativa, formulada por meio da análise e experiência dos residentes, ao decorrer das atividades realizadas em 2023. A prática foi estruturada através de ações teóricas e práticas, para analisar os benefícios da dinamização de metodologias participativas e ativas. Para tal, esse trabalho apresenta-se relevante no sentido de compreender os fatores que aguçam a educação e contribuir na construção, disseminação e valorização dos saberes biológicos no desenvolvimento crítico e social dos indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15402_TB5694_09122023184709.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JEFFERSON MONTEIRO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jefferson.monteiro@urca.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }