A formação escolar é indispensável para o desenvolvimento do ser humano, em diversas áreas, assim como no mercado de trabalho e desempenho em sociedade. Esse artigo tem por objetivo relatar as experiências desenvolvidas na disciplina Fundamentos da Educação II do Cursos de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Apodi. Esse relato se consistiu a partir da produção de vídeo com base no texto trabalhado em sala intitulado: “visões da educação de jovens e adultos no Brasil” de Maria de Perro, JOIA, Orlando Jois e Vera Ribeiro publicado nos Cadernos Cedes, ano XXI, 55, em novembro de 2001. A partir desse texto foi produzido um vídeo que analisou da importância e o desenvolvimento do projeto Vá-ler Alfabetização Ressignificando Vidas-Jovens e Adultos a partir da fala de alunos (jovens e adultos) matriculados no sistema Estadual da 13ª Dired da cidade de Apodi-RN a partir dos relatos com a coordenação do projeto. A referida atividade permitiu a ampliação da compreensão sobre a Educação de Jovens e Adultos, que juntamente com o pensamento do escritor Paulo Freire e Vanilda Paiva concedeu uma visão em que a educação é transformadora. Bem como apresentou as dificuldades, perspectivas e desafios do trabalho de formação de jovens e adultos, além de trazer uma compreensão acerca das dificuldades enfrentadas pelo grupo da modalidade e também a sistemática envolvida apresentada pela coordenadora do projeto. Como resultado podemos elencar a compreensão de como os licenciados em formação precisam ter mais acesso ao que acontece na rede pública, em especial, na modalidade de Jovens e Adultos, assim como pensar que a formação do licenciando em Química seja voltado também para esse público com desenvolvimento de metodologias específicas contextualizadas para a realidade que envolve os jovens e adultos.