Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERFACES ENTRE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97328
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3564
    "inscrito_id" => 12767
    "titulo" => "INTERFACES ENTRE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "A formação escolar é indispensável para o desenvolvimento do ser humano, em diversas áreas, assim como no mercado de trabalho e desempenho em sociedade. Esse artigo tem por objetivo relatar as experiências desenvolvidas na disciplina Fundamentos da Educação II do Cursos de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Apodi. Esse relato se consistiu a partir da produção de vídeo com base no texto trabalhado em sala intitulado: “visões da educação de jovens e adultos no Brasil” de Maria de Perro, JOIA, Orlando Jois e Vera Ribeiro publicado nos Cadernos Cedes, ano XXI, 55, em novembro de 2001. A partir desse texto foi produzido um vídeo que analisou da importância e o desenvolvimento do projeto Vá-ler Alfabetização Ressignificando Vidas-Jovens e Adultos a partir da fala de alunos (jovens e adultos) matriculados no sistema Estadual da 13ª Dired da cidade de Apodi-RN a partir dos relatos com a coordenação do projeto. A referida atividade permitiu a ampliação da compreensão sobre a Educação de Jovens e Adultos, que juntamente com o pensamento do escritor Paulo Freire e Vanilda Paiva concedeu uma visão em que a educação é transformadora. Bem como apresentou as dificuldades, perspectivas e desafios do trabalho de formação de jovens e adultos, além de trazer uma compreensão acerca das dificuldades enfrentadas pelo grupo da modalidade e também a sistemática envolvida apresentada pela coordenadora do projeto. Como resultado podemos elencar a compreensão de como os licenciados em formação precisam ter mais acesso ao que acontece na rede pública, em especial, na modalidade de Jovens e Adultos, assim como pensar que a formação do licenciando em Química seja voltado também para esse público com desenvolvimento de metodologias específicas contextualizadas para a realidade que envolve os jovens e adultos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12767_TB3564_30092023155305.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSY VALDERLANIA PEREIRA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JOSY"
    "autor_email" => "josy.p@escolar.ifrn.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97328
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3564
    "inscrito_id" => 12767
    "titulo" => "INTERFACES ENTRE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "A formação escolar é indispensável para o desenvolvimento do ser humano, em diversas áreas, assim como no mercado de trabalho e desempenho em sociedade. Esse artigo tem por objetivo relatar as experiências desenvolvidas na disciplina Fundamentos da Educação II do Cursos de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Apodi. Esse relato se consistiu a partir da produção de vídeo com base no texto trabalhado em sala intitulado: “visões da educação de jovens e adultos no Brasil” de Maria de Perro, JOIA, Orlando Jois e Vera Ribeiro publicado nos Cadernos Cedes, ano XXI, 55, em novembro de 2001. A partir desse texto foi produzido um vídeo que analisou da importância e o desenvolvimento do projeto Vá-ler Alfabetização Ressignificando Vidas-Jovens e Adultos a partir da fala de alunos (jovens e adultos) matriculados no sistema Estadual da 13ª Dired da cidade de Apodi-RN a partir dos relatos com a coordenação do projeto. A referida atividade permitiu a ampliação da compreensão sobre a Educação de Jovens e Adultos, que juntamente com o pensamento do escritor Paulo Freire e Vanilda Paiva concedeu uma visão em que a educação é transformadora. Bem como apresentou as dificuldades, perspectivas e desafios do trabalho de formação de jovens e adultos, além de trazer uma compreensão acerca das dificuldades enfrentadas pelo grupo da modalidade e também a sistemática envolvida apresentada pela coordenadora do projeto. Como resultado podemos elencar a compreensão de como os licenciados em formação precisam ter mais acesso ao que acontece na rede pública, em especial, na modalidade de Jovens e Adultos, assim como pensar que a formação do licenciando em Química seja voltado também para esse público com desenvolvimento de metodologias específicas contextualizadas para a realidade que envolve os jovens e adultos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12767_TB3564_30092023155305.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSY VALDERLANIA PEREIRA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JOSY"
    "autor_email" => "josy.p@escolar.ifrn.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A formação escolar é indispensável para o desenvolvimento do ser humano, em diversas áreas, assim como no mercado de trabalho e desempenho em sociedade. Esse artigo tem por objetivo relatar as experiências desenvolvidas na disciplina Fundamentos da Educação II do Cursos de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Apodi. Esse relato se consistiu a partir da produção de vídeo com base no texto trabalhado em sala intitulado: “visões da educação de jovens e adultos no Brasil” de Maria de Perro, JOIA, Orlando Jois e Vera Ribeiro publicado nos Cadernos Cedes, ano XXI, 55, em novembro de 2001. A partir desse texto foi produzido um vídeo que analisou da importância e o desenvolvimento do projeto Vá-ler Alfabetização Ressignificando Vidas-Jovens e Adultos a partir da fala de alunos (jovens e adultos) matriculados no sistema Estadual da 13ª Dired da cidade de Apodi-RN a partir dos relatos com a coordenação do projeto. A referida atividade permitiu a ampliação da compreensão sobre a Educação de Jovens e Adultos, que juntamente com o pensamento do escritor Paulo Freire e Vanilda Paiva concedeu uma visão em que a educação é transformadora. Bem como apresentou as dificuldades, perspectivas e desafios do trabalho de formação de jovens e adultos, além de trazer uma compreensão acerca das dificuldades enfrentadas pelo grupo da modalidade e também a sistemática envolvida apresentada pela coordenadora do projeto. Como resultado podemos elencar a compreensão de como os licenciados em formação precisam ter mais acesso ao que acontece na rede pública, em especial, na modalidade de Jovens e Adultos, assim como pensar que a formação do licenciando em Química seja voltado também para esse público com desenvolvimento de metodologias específicas contextualizadas para a realidade que envolve os jovens e adultos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.