O presente estudo é exponenciado nas contribuições das Salas de Recursos Multifuncionais para a promoção do Atendimento Educacional Especializado no cenário de inclusão escolar, a questão norteadora desta investigação está estruturada em: De que maneira as contribuições das SRM interferem na promoção do AEE no cenário de inclusão escolar? Nesse sentido traçou-se como objetivo geral da pesquisa: Analisar como as contribuições das SRM interferem na promoção do AEE no cenário de inclusão escolar. E por objetivos específicos: Verificar como a atuação dos educadores das SRM contribuem para a inclusão dos educandos com deficiência no espaço escolar; destacar como as mediações pedagógicas e psicopedagógicas logram resultados positivos na promoção da aprendizagem de educandos com deficiência. Na metodologia pautou-se na pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico fundamentada em Gil (2008), que se dá através de leituras de material publicado em livros, artigos. Através das análises realizadas, é perceptível que esse assunto é complexo, e que envolve fatores socioculturais e pedagógicos. A relevância de refletir sobre a importância das SRM é a de eliminação das barreiras que impedem o educando com deficiência de atuarem de forma participativa no contexto da escola regular.