O trabalho teve como objetivo destacar a relevância dos remanescentes do Bioma Mata Atlântica para a inserção da Educação Ambiental (EA) no Ensino da Geografia. Para o levantamento, sistematização e análise dos dados utilizou-se metodologia quali-quatitativa, embasada na revisão bibliográfica. Foram aplicados questionários semiestruturados a estudantes de quatro escolas do município pernambucano de Nazaré da Mata, do 4° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio e professores(as) de Geografia, visando avaliar e comparar as percepções destes em relação à incorporação, de forma transversal, da EA através de fragmentos florestais remanescentes. Sabe-se que a Geografia, indiscutivelmente, contribui no processo de inserção da Educação Ambiental dentro e fora da escola e pode desenvolver atividades que ressaltem o valor ecológico e social da proteção de fragmentos conservados de biomas, porque estes possuem significativas biodiversidades, possibilitando a compreensão das interdependências entre os seus elementos e deles com a espécie humana. No artigo relativo à pesquisa, apresenta-se o Bioma da Mata Atlântica como sistema ecológico, a legislação que trata das áreas protegidas, a relevância ecossocial dos espaços geográficos em questão, as causas e consequências das transformações ambientais e o que está sendo considerado EA. Avalia-se a percepção do público alvo através de Análise de Conteúdo das respostas subjetivas, considerando-se, também, as ações das distintas esferas de governança. Finalizando, retorna-se às questões de partida do projeto da pesquisa destacando-se os repetidos equívocos conceituais e de ações que foram ditas como de EA, os diferenciados entendimentos sobre Mata Atlântica, independentes dos anos de estudos dos questionados, mas fortemente correlacionados às localizações das escolas em relação aos objetos do estudo. A pesquisa contribuiu para o conhecimento da existência dos remanescentes, pois para a maioria dos respondentes não eram reconhecidos como tais e muitos sequer sabiam das suas existências.