ESTÁGIO, UM ENSAIO PARA SER PROFESSOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DISCENTE DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFERSA CAMPUS CARAÚBAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97056 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3187 "inscrito_id" => 14280 "titulo" => "ESTÁGIO, UM ENSAIO PARA SER PROFESSOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DISCENTE DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFERSA CAMPUS CARAÚBAS" "resumo" => "É certo que ser professor é atuar em sala de aula, construir conhecimentos com seus alunos, refletir sobre as suas práticas e vislumbrar caminhos para uma formação continuada. Partindo deste pensar, nos questionamos “como nos tornamos professores?”, destacando que “ Ser Professor” vai além de estar em sala de aula, requer toda uma preparação prévia, saberes, conhecimentos para adentrar no ambiente escolar. O objetivo é apresentar o relato de experiência de uma discente do curso e Letras-Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os autores que embasam nosso estudo são: Freire (2005); Nóvoa (2007); Tardif (2011); Fazenda e Piconez (2009); Veiga (1999); Pimenta (1995). A metodologia é de abordagem qualitativa e de relato de experiência. O estágio proporciona experiência ao licenciando, nesse caso será relatada a vivência obtida no estágio de regência L2 II, em formato de curso de extensão, no curso de Letras-Libras da UFERSA, a fim de se comprometer em ser um profissional competente no futuro. Constatamos que durante o estágio ocorreram alguns desafios, pois nos deparamos com o planejamento, momento das aulas e pós sala de aula. Um outro desafio vivenciado, é saber gerenciar, utilizar como aliado as situações inusitadas, adversas recorrentes no fazer docente e aprender com elas. Portanto, o estágio de regência é um ensaio para ser professor, nele vamos percebendo as possibilidades de ser professor e nesse processo ir construindo a nossa identidade docente. O estágio é um momento formativo, pois possibilita que o professor em formação assuma as atribuições e vivencie situações que fogem ao seu plano de aula e que o faz crescer nessa caminhada de tornar-se educador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14280_TB3187_04122023135820.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA RAIANE DO NASCIMENTO GOMES" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "jujuraiane13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97056 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3187 "inscrito_id" => 14280 "titulo" => "ESTÁGIO, UM ENSAIO PARA SER PROFESSOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DISCENTE DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFERSA CAMPUS CARAÚBAS" "resumo" => "É certo que ser professor é atuar em sala de aula, construir conhecimentos com seus alunos, refletir sobre as suas práticas e vislumbrar caminhos para uma formação continuada. Partindo deste pensar, nos questionamos “como nos tornamos professores?”, destacando que “ Ser Professor” vai além de estar em sala de aula, requer toda uma preparação prévia, saberes, conhecimentos para adentrar no ambiente escolar. O objetivo é apresentar o relato de experiência de uma discente do curso e Letras-Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os autores que embasam nosso estudo são: Freire (2005); Nóvoa (2007); Tardif (2011); Fazenda e Piconez (2009); Veiga (1999); Pimenta (1995). A metodologia é de abordagem qualitativa e de relato de experiência. O estágio proporciona experiência ao licenciando, nesse caso será relatada a vivência obtida no estágio de regência L2 II, em formato de curso de extensão, no curso de Letras-Libras da UFERSA, a fim de se comprometer em ser um profissional competente no futuro. Constatamos que durante o estágio ocorreram alguns desafios, pois nos deparamos com o planejamento, momento das aulas e pós sala de aula. Um outro desafio vivenciado, é saber gerenciar, utilizar como aliado as situações inusitadas, adversas recorrentes no fazer docente e aprender com elas. Portanto, o estágio de regência é um ensaio para ser professor, nele vamos percebendo as possibilidades de ser professor e nesse processo ir construindo a nossa identidade docente. O estágio é um momento formativo, pois possibilita que o professor em formação assuma as atribuições e vivencie situações que fogem ao seu plano de aula e que o faz crescer nessa caminhada de tornar-se educador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14280_TB3187_04122023135820.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA RAIANE DO NASCIMENTO GOMES" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "jujuraiane13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }