O Artigo refere-se a uma revisão integrativa sobre a ludicidade no processo de aprendizagem de geografia no ensino fundamental. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com caráter dedutivo, com características de revisão integrativa interações descritivas. A princípio para construção da revisão integrativa, utilizou-se as seis etapas utilizadas para a realização deste tipo de estudo. Para a primeira fase elaborou-se a seguinte questão de pesquisa: Como a literatura nacional aborda a ludicidade como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de geográfica no ensino fundamental? Realizou-se a coleta de dados entre o período do mês de outubro 2022 a partir das bases de dados na Biblioteca Virtual da Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e google acadêmico, utilizando-se como descritores: ludicidade, ferramenta pedagógica, ensino de geografia e BNCC, estabelecendo-se como como critérios de inclusão: artigos dos últimos 5 anos (2019 a 2022), nacionais, disponíveis nas referidas bases de dados gratuitamente em português. Excluiu-se artigos incompletos, e ou que não responderam ao objeto desta pesquisa. Os dados foram organizados e tabulados, posteriormente foram analisados com auxílio da análise conteúdo. A proposta do lúdico no campo do ensino fundamental visa promover uma alfabetização significativa, incorporando na vida dos alunos conhecimento através das características do conhecimento do mundo. Entende-se que a ludicidade é um importante suporte que pode ser associado ao ensino, visando a aprendizagem do educando, e propiciando ao mesmo não só a diversão, mas também o seu desenvolvimento.