Relacionando o trabalho como princípio educativo com o ensino da produção textual no nível médio integrado à educação profissional, é perceptível que assim como o trabalho com sentido educativo tem como objetivo a formação integral do indivíduo, a produção textual pode ser entendida como uma atividade que contribui para a formação desse sujeito reflexivo e emancipado. No entanto, no contexto escolar há uma imensa dificuldade em compreender tal relação uma vez que o ensino da produção escrita, muitas vezes é visto apenas como um exercício de ortografia e gramática e não como um trabalho educativo de argumentação, interpretação e organização de ideias sobre múltiplos problemas sociais. O trabalho em questão tem como objetivo analisar o ensino da produção textual como um trabalho com princípio educativo que busca a formação omnilateral dos sujeitos, ou seja, busca preparar o aluno para a criticidade e reflexão sobre a sua condição social e o seu poder de transformação. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática de literatura trazendo os principais conceitos de trabalho, educação, ensino integrado e omnilateralidade, buscando mapear como a literatura clássica e atual tratam o tema. A partir de uma revisão de literatura no Observatório do ProfEPT, SciELO e Google Acadêmico foram encontrados alguns trabalhos a respeito da produção textual no ensino médio e o trabalho como princípio educativo. Em geral, os estudos que tratam do presente tema ressaltam que o trabalho como princípio educativo busca desenvolver possibilidades necessárias para o pleno exercício da cidadania. Do mesmo modo, a produção de textos coopera com esse processo educativo, pois permite que os educandos desenvolvam a sua capacidade de análise crítica, se entendam como seres históricos e sociais, compreendam-se no mundo e percebam que podem atuar de modo consciente no meio social por meio do trabalho.